Family || September 7, 2018

rotinas

Desde que engravidei do Manel li alguns livros sobre a maternidade, uns mais a fundo e outros de forma mais enviesada, mas retive uma única coisa importante em tudo o que fui lendo:

ROTINA.

Se me disserem: não gosto nada de rotinas, os meus filhos comem e dormem à hora que querem, bla bla bla tudo certo, desde que vivam bem com isso 🙂 Cada um sabe de si e longe de mim vir para aqui com verdades absolutas! Falo-vos sempre da MINHA verdade, afinal estou aqui a partilhar a minha experiência, não vos podia falar da verdade da minha vizinha!

Quando não temos filhos, fugimos à rotina como o diabo foge da cruz, mas quando eles nascem, a história muda completamente.

Sou muito feliz com todas as rotinas que implementámos cá em casa desde que o Manel nasceu. O Manel come a horas certas, vai dormir quase sempre à mesma hora, o banho também e por aí fora… calma, pode haver um resvalo de uma meia hora ou assim, também não somos nazis!

A única coisa que não tem grandes regras é a hora da sesta: às vezes há sesta de manhã e à tarde, outras só de manhã ou só à tarde.

Como qualquer regra que se preze, há excepções! Ao fim‑de‑semana temos a agenda social mais ativa e, com isso, as rotinas às vezes sofrem algumas adaptações necessárias para que também possamos ter vida com os nossos amigos e encaixar o Manelito nessa vida.

Se é por causa da rotina que o Manel sempre comeu e dormiu bem (calma, tem as suas noites de ‘pagode’ também!)? Não sei! Alguns livros dizem que isso influencia. Como não sou especialista na matéria não sei se está cientificamente provado, mas a verdade é que connosco funcionou.

Como é que funciona com os vossos filhos? Adotaram a rotina ou não quiseram saber disso para nada e andam e modo piloto automático?

INSTAGRAM @styleitup

Margarida

Hi! I’m Margarida, style and beauty blogger at Style it Up

Comments

    • September 8, 2018

      Margarida

      Também não era, antes do Manel nascer 🙂 Que bom que funciona com vocês também! Beijinhos

  1. September 7, 2018

    Ana Martins

    Por aqui tb implementamos rotinas e tem funcionado lindamente!

  2. September 7, 2018

    Diana

    Ola Margarida.
    Atualmente sou mãe de dois meninos,um com 2 anos e o outro com 6 meses,.
    Do pouco que li na primeira gravidez também retive a palavra rotina e do quão seria importante para o dia a dia e para a tranquilidade do bebe.
    Verdade ou nao os meus pequenos bebes nunca me deram uma noite má e sempre foram tranquilos, retirando a fase das cólicas.
    Eu acredito que em grande parte se deve às rotinas e horàrios definidos.
    Também tive sorte na fase dos dentes com o mais velho pois nunca teve chato no rompimento dos mesmos e ate agora o mais novo também não.
    Eu sou uma grande “fã” das rotinas enquanto eles são mais pequenos pois acho que lhes dá alguma tranquilidade.
    Um beijinho e o seu Manel é um bonitão

    • September 8, 2018

      Margarida

      Que maravilha! Espero que as futuras mamãs que vierem a este post leiam os comentários, ainda não houve ninguém contra as rotinas dos bebés 🙂 Beijinhos

  3. September 7, 2018

    Maria gois

    As rotinas são essenciais na vida do homem. A rotina é necessária para cumprir objetivos, gerir o espaço e o tempo, aprender e desenvolver competências, criar e cimentar amizades, afetos, etc.

  4. September 7, 2018

    Filipa Pereira

    Olá,
    Começo por dizer que adoro as publicações que envolvem este mundo da maternidade. Por aqui, talvez por sermos pais recentes… ainda nem aos 2 meses chegamos, não temos rotinas propriamente ditas… oscila na hora da dormida, e o banho depende de quando mamou e se está ou não acordado, mas é algo que gostávamos de conseguir ter mais organizado de futuro.
    Filipa

    • September 8, 2018

      Margarida

      Parabéns Filipa! 🙂 Para nós, e pelo que tenho percebido pelos comentários, as rotinas dão imenso jeito 🙂 Beijinhos

  5. September 10, 2018

    Inês Lebre

    Quando o Gustavo nasceu só me apetecia chorar de pensar em rotinas, porque com tão poucas horas de sono nunca imaginei que fosse conseguir adormecê-lo à mesma hora todos os dias. E então ía-me encaixando ao que ele queria (tipo “on demand”). Tudo mudou quando ele entrou na escola e desse por onde desse eles metiam-nos a dormir e comer sempre à mesma hora! A partir daí foi uma maravilha. Comecei a forçar rotinas de início mesmo que ele não estivesse para aí virado e passado 2 meses chegava ao 12h00 (em ponto!) e ele começava a ir para a cadeira a pedir para subir. Chegava às 20h30 (em ponto!) e começava a pedir o livro das historinhas! Conclusão, não dá dúvida que rotinas ajudam toda a gente. Eles sentem-se mais seguros porque sabem o que lhes espera, nós conseguimos ter alguma vida e planear coisas e no final privação de sono reduzida pela metade. Voilá

    • September 10, 2018

      Margarida

      Por isso é que sempre apostei nas rotinas! E tem corrido super bem 🙂 Beijinhos

  6. September 18, 2018

    Adriana Vieira

    Parabéns pelo blog e por todos os ensinamentos 🙂 daqui a uns mesinhos serei mãe de primeira viagem de um Salvador pequenino e estou a adorar lê-la.

    Um grande beijinho!

    • September 18, 2018

      Margarida

      Que bom! Muito bem-vinda e desejo que tudo corra pelo melhor com a chegada do Salvador 🙂 Beijinhos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *