lifestyle || March 2, 2017

maternidade: vamos por ordem nisto!

Há uma semana falava eu, neste post, das limitações da comida durante a gravidez. Referia-me, obviamente às limitações habituais das grávidas como a toxoplasmose, etc… sim, porque nunca me impus assim grandes limites naquilo que comia, em relação a quantidades (tenho FOME!) e até em variedade. Desde que não haja risco para a saúde do bebé, tenho comido de tudo…

Ora bem… hoje foi dia de consulta. E a coisa não correu bem… Calma! Com o bebé está tudo super impecável – que é o mais importante! 🙂

No mês passado, tudo em ordem: engordei 1,4Kg, não estava nada mal. Estava tudo mais ou menos na ordem… porém… as asneiras que tenho feito até aqui não têm dado o melhor resultado… nem tenho comido muitos doces! Como bem menos do que antes de estar grávida… mas também compenso na comidinha a sério, porque tenho mesmo fome! Não digo isto a brincar! 😆 É aquela sensação de buraco no estômago, sabem?? Um horror!

Foram +4kg minha gente!! 4k! Não estava a acreditar. Nem a médica quando olhou para a balança com o ar mais incrédulo deste mundo! 😆 Estou basicamente proibida de engordar o que quer que seja até à próxima consulta, que é daqui a 1 mês! SOCORRO! TENHO FOME! ahahah

Já fui às compras, abastecer-me de alimentos super saudáveis e do bem e tenho que me mentalizar que preciso de deixar de ser preguiçosa na cozinha! Fora de casa já sabemos que não vai dar para comer saladas e afins… em casa não tenho muito saco para desinfectar tudo durante mil horas… é muito mais prático comer batatas e arroz 😆

Também andava a malhar que nem uma louca antes de engravidar e há mais de 4 meses que, no máximo, dou umas caminhadas no paredão (quando está sol, que com frio ninguém merece!)…

A partir de AGORA vou entrar na ordem!! Amanhã já vou malhar de manhã, tenho imensas saudades, mas só agora a médica liberou o exercício (como tinha feito estimulação, os ovários ainda andavam meio loucos e o exercício estava meio que “para mais tarde, talvez”).

Depois de acabar este post vou-me enfiar na cozinha e deixar várias coisas saudáveis preparadas. No fim‑de‑semana vou para o Alentejo, temo o pior! Ando a sonhar com migas há séculos 😆 mas também umas “migazinhas” nunca fizeram mal a ninguém ahah

Tenho é que me mentalizar, porque não é assim tão difícil ter uma alimentação saudável 🙂

E vocês, andam na linha? Têm malhado? Grávidas ou não, o verão está à porta, meninas 😆 estou a escrever isto e a tentar mentalizar-me disto também, se bem que agora o que me apetecia mesmo era uma banana… fruta mais-que-proibida neste momento (juntamente com a manga e outras cheias de açúcar que não fazem grande falta numa alimentação saudável…)

Ah! Também tenho que beber mais àgua e comer mais vezes ao dia. Andar sempre com snacks atrás. Andava tão certinha com esta rotina, mas agora foi tudo por àgua abaixo… coragem! 😀

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Margarida

Hi! I’m Margarida, style and beauty blogger at Style it Up

Comments

    • March 2, 2017

      Margarida

      A médica ainda não me pos de dieta, mas não me quer ver engordar 100g até à próxima consulta 😆 o que na prática é quase ter que ficar de dieta. Com estas fomes loucas, não sei como uma pessoa consegue, mas vai ter que ser! Margarida saudável a partir de agora! 🙂

  1. March 2, 2017

    Sara

    Ora,Margarida…se uma grávida não pode ninguém pode! Coma o que lhe apetecer e a dizer sentir bem (não estou a dizer para se encharcar de batatas fritas e chocolate a toda a hora,mas não se prive de migas e bananas – ainda por cima cheias de vitaminas e potássio – nesta fase) e depois logo corre atrás do prejuízo 🙂

    • March 2, 2017

      Margarida

      Também pensei isso, mas a verdade é que também não me quero sentir uma lontra especialmente no verão! Enquanto o peso for todo para a barriga, tudo bem! Mas no resto não me vou sentir bem, por isso prefiro tentar ter algum cuidado já para depois não chorar 🙂 Beijinho

  2. March 2, 2017

    Jessy

    parabens e força!! 🙂 haha

    dorky-and-weird.blogspot.com

    Xoxo Jessy

  3. March 2, 2017

    Vania Amorim

    Estou grávida 3 meses . Tudo bem até aqui emagreci 1 kilo . Agora vai doer até porque a fome aperta!

    • March 2, 2017

      Margarida

      A fome começa a apertar e é um drama! O truque que a minha médica me deu foi comer menos de cada vez, mas mais vezes ao dia. Aquela teoria que todas nós já sabemos, mas que raramente pomos em prática 😆 Eu já engordei um horror! É verdade que está quase tudo na barriga e peito, mas não há necessidade de virar lontra 😆 Beijinho e tudo a correr bem 🙂

      • March 3, 2017

        Marta

        E quais são os lanchinhos que lhe recomendaram? Bjs

        • March 5, 2017

          Margarida

          Uma peça de fruta e uma bolacha com pouco açúcar; frutos secos… Beijinho

  4. March 2, 2017

    Diana Condesso

    Margarida fiquei super contente por ver que estavas grávida.! Eu tenho agora um bebé com 7 meses e sei o que é entrar em pânico com engordas inesperadas durante a gravidez. Até às 19 semanas só engordei 4,5 kg, depois das 19 às 25 (em 6 semanas) engordei 4 kg . Mas acho que isso se deve a um salto de crescimento e desenvolvimento do bebé. Após esse salto na consulta seguinte (a das 31 semanas) só subi 1,5 kg., que após o choque, tentando só não abusar nas quantidades e pensando naquilo que comia antes de engravidar. Sempre comi saladas em casa, daquelas já lavadas só com mais uma achega de água e vinagre. Desejo tudo de bom para esta fase tão boa e proporcionalmente tão trabalhosa que é ser mãe. És e estás linda! Isto para quem é elegante volta-se logo ao peso num instante, sobretudo se se amamentar.

    • March 2, 2017

      Margarida

      Obrigada Diana! 🙂 Que querida! 🙂 Vou tentar controlar estes apetites 😆 não sei ainda como, mas vou partilhando a evolução!! Recomeçar o exercício amanhã já vai ajudar 🙂 Beijinhos

  5. March 2, 2017

    Isabel

    Eu na minha gravidez engordei 8 kg .

  6. March 2, 2017

    Maria

    Estou com menos 3 semanas que tu, tb tenho uma fome do caraças e tb já engordei mais do q devia… 😉 ginásio continuo, mas com menos regularidade pq tenho muito Sono! Publica mais looks para gravida! Estas uma grávida linda!

    • March 2, 2017

      Margarida

      A chatice é que até agora não podia fazer exercício… mais de 4 meses sem treinar também não ajuda 🙂 Espero recuperar, porque o caso está grave! 😆 Beijinho e felicidades 😉

  7. March 2, 2017

    Maria C

    Eu acho que o primeiro trimestre é o que dá mais fome. Comigo isto aconteceu. No início tinha muita fome e depois, quase sem dar por isso, voltei ao normal. O exercício vai ajudar nessa tarefa de controlo de peso!

    • March 3, 2017

      Margarida

      Estou a torcer para voltar à normalidade 😆 Beijinho!

  8. March 2, 2017

    Ana Rita Afonso

    Aconteceu me exactamente o mesmo! Tinha engordado 2kg até as 16 semanas! No mês do Natal, entre as 16 semanas e as 22 semanas engordei 4kg!!! 🙈😱 nem queria acreditar! A médica também me disse que na próxima consulta só podia ter engordado 500g, impossível… engordei 2kg! Mas pensamento positivo, antes 2kg do que 4!! Lol por muito que uma pessoa tente ser mais saudável, a fome não desaparece! Mas força… não estás sozinha nesta batalha! Ahah

    • March 3, 2017

      Margarida

      É muito difícil!! Sinto-me o monstro das bolachas diariamente ahah é que tenho mesmo fome… Boa sorte nesta luta também 😉

  9. March 2, 2017

    Carine Pais

    Força Margarida!
    Gravida de 27semanas e cheia de fome? Sim, sou eu! 😀
    Houve um mês que também engordei 4kg (fácil de adivinhar qual foi….Dezembro! E eu mal comia doces) foi o pânico nem queria acreditar! No mês seguinte….cuidados redobrados 😉 e agora estou no aumento controlado 😀
    Truques: sim comer menos e mais vezes resulta e água, snacks mais saudáveis, frutos secos na mala em caso de SOS.
    E o ginásio tenho continuado a ir, nada de aulas loucas de cardio, tenho plano de treinos adaptado à gravidez, mas o cansaço aumenta a cada dia!
    Força gosto muito de acompanhar aqui e fico a torcer para que corra tudo bem
    Beijinho
    Carine

    • March 3, 2017

      Margarida

      Isto agora também fica controlado com o ginásio 🙂 controlado, obviamente! Não me vou por a fazer aulas de cycling à maluca 🙂 Beijinho e tudo a correr bem também 🙂

  10. March 3, 2017

    Ana

    Olá Margarida, eu já estou na meta final só faltam 4 semaninhas, e até agora engordei 8 Kg o que é muito bom tendo em conta o IMC prévio a gravidez que permitia um aumento entre os 10 e 15kg e tendo também em conta que o bebé está no percentil 95.

    Tenho tido diariamente uma fome de loba, é muita dificuldade em resistir, nem o primeiro trimestre escapou em que ao contrário dos enjoos estava sempre cheia de fome!
    Enumero alguns aspectos saudáveis da minha rotina que penso que me têm ajudado (já que não consegui banir os doces e muito pãozinho com queijo diários bem como os jantares frequentes em restaurantes/casa dos pais que só nos querem ver gordinhas)
    – 2-3 L de água ou tisanas fracas diárias (cidreira, Lucia lima…)
    – sopa sem batata antes da maioria das refeições em casa/trabalho (como livremente, por vezes 4 conchas antes do prato principal, ou até a meio da tarde quando o lanche não chegou 🙂 )
    – nunca estar mais de 3h sem comer, nem que seja um iogurte.
    – a velha máxima de “1/2 prato de verduras, 1/4 de carne/peixe/proteína e 1/4 de arroz/massa/batata/leguminosas” permitiu que não exagerasse por rotina nos hidratos compensando as refeições fora
    – desde as 15 semanas tenho acompanhamento por um PT com conhecimentos de pre e pos parto 1x semana que geralmente consigo complementar com 1-2 aulas de pilates por semana. Caminhadas de 30′ com a chuva e frio e os dias pequenos foram muito menos do que as que pretendia 🙁

    Penso que é graças a isto que às 36 semanas não tenho quaisquer dores e limitações de mobilidade apesar de ter um pequeno bebe texugo dentro de mim.

    • March 3, 2017

      Margarida

      Que bom!!! Está quase 🙂 Obrigada pelas dicas! 🙂 Era o que já fazia antes e tenho que voltar a esse ritmo mesmo! Beijinho e tudo a correr bem! 😉

  11. March 3, 2017

    Ma Parisienne Blog

    Acho que estas uma gravida lindissima! Que se lixem os 4 kilos, com a volta ao exercicio vai voltar tudo o normal! 🙂
    Pequeno truque quando a vontade de malhar nao esta por ai… se gostares de nadar.. aproveita! A nataçao é otimo! Alem de nao ter um impacto tao forte para as gravida, tira te a pequena celulite toda do rabiosque :)!!
    beijinhos! Elia

    • March 3, 2017

      Margarida

      Adorava gostar de nadar ahah mas dá-me nervos piscinas aquecidas 🙂 vou esperar pelo bom tempo para poder dar umas braçadas no mar mesmo 🙂 Até lá, ginásio para minimizar os danos 😆 Beijinho!

  12. March 3, 2017

    Ana Luisa

    Eu estou de 13 semanas e engordei 3 kg – a minha médica dramatizou menos do que eu. Pelo contrário, fiz exercício desde o inicio e tive um susto (sangramento) agora estou parada até á próxima consulta.
    Não acho 4 kg nada mal para 4 meses de gravidez, desde que os próximos sejam idênticos e no total sejam 11/15kg – até acho bem bom Margarida ter engordado apenas 4 kg sem dieta e exercício. Eu mantive a mesma alimentação e com exercício físico já engordei 3 Kg. Beijs tudo de bom.

    • March 3, 2017

      Margarida

      Não foram bem 4kg em 4 meses… foram 4kg no último mês 😆 um bocadinho mais grave! ahah nem quero pensar em quantos kg já vou que fico maluca! ahahah Agora com o exercício (não fazia há uns 5 meses, por causa dos tratamentos, etc) espero que tudo volte à normalidade 🙂 É óbvio que ainda vou ganhar mais peso, mas queria controlar melhor “a coisa” 🙂 Beijinho e tudo a correr bem! 🙂
      PS – também tive um percalço desses, mas está tudo bem, é o que interessa! 🙂 Vai correr bem também 🙂

      • March 3, 2017

        Ana Luisa

        Pois Margarida, depois li melhor e percebi. Mas não vamos dramatizar – vou na segunda gravidez e acho que estou a controlar melhor a coisa, mas da primeira com 25 anos engordei 33 Kilos (apenas comia e não fazia nenhuma atividade) e perdi em 7 meses apenas com alimentação e regresso ao ginásio. Por isso, se agora vai retomar atividade física e com regras na alimentação, vai controlar a coisa. Se gosta de massa, substitua todas elas por integral – são igualmente deliciosas e caem bem e se quiser colocar natal – coloque light. Termine a refeição com fruta cítrica (laranja) ou acompanhe com água e limão – sacia mais e é muito bom para absorver o ferro. De manhã em jejum tenho comido 2 kiwis – tem ajudado muito ao trânsito intestinal – pois se essa parte não funcionar mais kilos são acumulados e já se sabe 2 litros água….
        Muito obrigada pelos posts – tem sido muito giro acompanhar

        • March 3, 2017

          Margarida

          Obrigada pelas dicas!! Os ácidos é que não posso, porque fico com azia! Ninguém merece ahah beijinho

  13. March 3, 2017

    Lu

    Não se preocupe muito Margarida. Tente comer comidas saudáveis e na medida da exigências do corpo 😛 Que neste momento está em “reboliço”. Cuidados naturalmente com doces e gorduras em excesso.
    Aos 9 meses de gravidez eu tinha mais (ai nem acredito!!!) 23 kg! 1 mês e meio após o parto tinha readquirido os meus 55 Kg 😉
    Beijinho e muitas felicidades

    • March 3, 2017

      Margarida

      Não vou ser fanática, mas quero aproveitar que posso voltar ao exercício e tentar voltar a ter uma alimentação mais saudável 🙂 Se engordar imenso, paciência, mas queria ver se isso não acontecia 🙂 Beijinho e obrigada

  14. March 3, 2017

    sonia

    Olá Margarida!
    Antes de mais os meus parabéns por essa benção! Aproveite !
    Quanto a comer, por mais que nos apetece comer este mundo e o outro não podemos! Mas de vez em quando não há-de fazer mal. Coma as migas 🙂
    Fui mãe duas vezes e em ambas engordei 13kg que rapidamente desapareceram. No seu caso não será diferente pois praticara exercicio fisico.
    Tudo a correr bem! E não se esqueça, mama satisfeita, bebe feliz 😉
    Bjs

    Sonia

    • March 3, 2017

      Margarida

      Obrigada Sónia 🙂 Também sou apologista dessa máxima “mamã satisfeita, bebé feliz” mas há limites para a satisfação 😆 vou-me tentar controlar 😉 Beijinhos

  15. March 3, 2017

    Cristina

    Parabéns pela gravidez!!
    Não sei de quantas semanas estará, mas a mim parece me bem 😉
    De qualquer forma sou super apologista do desporto, se pode voltar força com isso 🙂 a alimentação o mais variada possível, mta água também ajuda eheh
    Também estou à espera de bebé, 14 semanas mas ainda não sei o sexo.
    Beijinho e tudo de bom 😊

    • March 3, 2017

      Margarida

      Estou de 17 semanas 🙂 Realmente só tenho engordado na barriga (o que é normal! 🙂 ) e peito (o pior da gravidez! Odeio!) mas vou tentar termais cuidado para não me descontrolar 🙂 A fome não ajuda! Beijinho e tudo a correr bem também 🙂

  16. March 3, 2017

    Joana Lino

    Margarida desde que continue com a alimentaçao saudável o peso é o menos. Eu engordei 16kg e 2 semanas depois do parto já tinham ido quase todos. A amamentaçao ajuda muito.
    Como estive gravida no verao ajudou muito saladas em casa e hidroginastica para gravidas. Aconselho vivamente!! Como também tenho cao aproveitava para aumentar nos passeios diários, experimente mudar os trajectos para mais dificeis (subidas, descidas) sempre ajuda a queimar mais e a ir pelo menos duas vezes por dia. Nem damos conta mas resulta! Boa sorte 🙂

    • March 5, 2017

      Margarida

      Obrigada pelas dicas!! Agora com o bom tempo vou passar a fazer mais passeios com o Kiko e maiores também 🙂 Com o frio e chuva não apetece tanto… tenho que deixar de ser preguiçosa a lavar as saladas em casa… mas agora com o calor também me vai apetecer mais 😉 Beijinho

  17. March 3, 2017

    Diana

    Sem querer parecer pessimista , no fim é muito, muito pior ! Eu engordei imenso no último trimestre e a fazer bastante exercício! No verão , com o calor só apetece fruta e gelados ! E a pior parte é depois tentar recuperar os kilos a mais !!! Numa próxima gravidez vou ter muito mais cuidado com a boca !!! Boa sorte e parabéns !!!

    • March 5, 2017

      Margarida

      NEM QUERO PENSAR NISSO! ahahahah vou acreditar que o calor não me vai dar fome, só sede, muita sede 🙂 Beijinho e obrigada!

  18. March 4, 2017

    Catarina

    Parabéns pela gravidez. É uma fase maravilhosa!
    Tenho 2 filhos e de ambas as vezes engordei 10 quilos. Tive cuidado com a alimentação e exercício adaptado. Mas há aqueles dias em que por mais que se coma, estamos sempre com fome…eu tentava enganar com muita água, por vezes 3 litros por dia, tisanas ou snacks saudáveis. Até hoje não consigo comer aquelas bolachas de milho ou arroz de tanto que recorri a elas 😃
    E adoro doces, mas reservava apenas para ocasiões especiais.
    Por isso é possível sim manter o seu peso por mais 1 mês. Mas nao se prive de satisfazer esses desejos de vez em quando.
    Beijinho e tudo de bom

    • March 5, 2017

      Margarida

      Tenho tentado beber imensa àgua, mas quando ando de um lado para o outro torna-se muito difícil e parar em todos os cafés é uma seca! 😆 Vou conseguir!! 😉 Assim espero!! ahah Beijinho

  19. March 4, 2017

    Sofia

    Olá Margarida
    Em primeiro lugar Parabéns 🎊
    Em segundo, dizer-lhe que eu, na minha gravidez, engordei mais de 22kg (depois deixei de me pesar). Mas era sobretudo retenção de líquidos. Quando o bebé nasceu – e ele só tinha 2,900 – eu perdi logo 12kg. E mesmo o resto também perdi com facilidade só com drenagem linfática (e olhe que eu já tenho 38 anos e perder peso não é fácil).
    Um beijinho

    • March 5, 2017

      Margarida

      Também estou a fazer drenagem e é a melhor coisa do mundo! 🙂 Não tenho grande tendência para retenção de líquidos, mas é natural que nesta fase e com o calor que aí vem a coisa tenda a piorar… vamos lá ver se me controlo! 😆 Beijinho

  20. March 5, 2017

    Rafaela

    Olá Margarida,
    Durante a minha gravidez também tive um mês em que engordei 3kg e fiquei “proibida” pela médica de na consulta seguinte engordar mais que 1kg.
    Não entrei em grandes dietas, visto que tinha uma fome de morte, mas controlei-me nos doces e porcarias (tive um polícia que me proíbia, felizmente)!
    Cheguei ao fim da gravidez com apenas mais 11kg que o meu peso inicial (tinha peso normal).
    Depois da Luísa nascer foi fácil voltar ao meu peso normal, neste momento ela tem 5 meses e o meu peso está abaixo do que tinha quando engravidei! Ainda tenho um bocado de barriguinha, mas com o tempo volta ao lugar!
    Muitas felicidades, beijinhos 😁😁

    • March 5, 2017

      Margarida

      11kg é ótimo! 🙂 que bom! Espero perder tudo rapidamente depois 🙂 beijinho