beauty || July 14, 2014

Verão à vista!

Pele bronzeada (sem manchas!), cabelos brilhantes e saudaveis. Tudo aquilo que procuramos durante o verão e é possível. Basta termos os cuidados certos.

A indústria cosmética evolui constantemente e, graças a tanta pesquisa temos novos produtos para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos:

UM MÊS ANTES… começar a dar nos nutricosméticos para preparar a pele para o sol. Ajudam a blindar a pele contra os raios UV e realçam o efeito dourado.

15 DIAS ANTES… fazer uma esfoliação todas as semanas para eliminar as células mortas e preparar a pele para receber melhor o sol e ficar com uma cor mais uniforme. Para quem faz depilação definitiva, esta é a altura certa para o fazer – na pele já bronzeada o efeito não é tão bom.

A proteção solar é fundamental, para que a nossa pele permaneça jovem durante mais tempo.

 ROSTO PROTEGIDO… cada tipo de pele pede um protetor solar específico. Para quem sofre de acne ou excesso de oleosidade na pele, opte por produtos oil free, que ajudam a controlar o brilho no rosto. Quem tem a pele mais seca, apostar em cremes que sejam bastante hidratantes. As peles mais maduras pedem produtos ricos em antioxidantes – cuidado, muito cuidado com as manchas de pigmentação, que são provocadas pelos raios UVA. Protetores poderosos para o rosto e zonas mais sensíveis, neste post.

 

CORPO À PROVA DE ESCALDÕES… na praia, na piscina ou mesmo para quem pratica desporto ao ar livre, nunca descurar da proteção que resiste à àgua e à transpiração. Quanto mais difícil de espalhar, mais produto é aplicado e, consequentemente, maior será a proteção. As opções em spray são ótimas, mas não esquecer de ir reforçando durante o dia. Vale a pena espreitar o guia da proteção solar.

 

Dicas importantes:

 – aplicar o produto uns 20 minutos antes da exposição solar (no rosto, aplicar todas as manhãs – mesmo quando não vão à praia!). Quando aplicarem o produto no corpo, façam-no antes de vestir o biquini, para evitar manchas no tecido.

 – Quando estão expostas ao sol, voltar a aplicar protetor de 2 em 2 horas – depende, obviamente do grau de proteção que o produto tiver – e sempre que voltarem da água.

 – Especialmente nos primeiros dias, ter em atenção algumas zonas que normalmente escapam: orelhas (quem nunca apanhou um escaldão nas orelhas??), pés, nuca, zona interna dos braços e pernas.

– Para aquelas meninas que já têm manchas de pigmentação no rosto, borbulhinhas que ninguém tem que ver ou olheiras da farra da noite anterior, o ideal é usar um protetor com cor – os compactos são ótimos para estes casos e normalmente vêm com espelhinho para ser mais fácil aplicar.

 

CABELOS AO SOL… também merecem proteção, para não ficarem com aquele aspeto palha (sem brilho, com pontas espigadas, seco que nem um bacalhau…). Aplicar antes de sair de casa, retocar sempre que sair do banho, sob o comprimento e pontas. O chapéu é sempre um bom amigo para quem apanha aqueles escaldões no couro cabeludo!

 

PROTEÇÃO EXTRA… lábios, cicatrizes, tatoos são áreas sensíveis que também não podem ser esquecidas. Os sticks são ótimos para estas zonas e o mesmo serve para todas (também não precisamos de um produto para cada zona do corpo, calma!). Não esquecer de aplicar a cada duas horas também.

O bronze já está instalado (sem escaldões, pois cumprimos todos os pontos acima, claro!) e queremos manter uma pele bonita, saudável, hidratada e dourada por muito tempo.

PARA HIDRATAR… um óleo depois do banho (sem passar por água), um bom creme hidratante é indispensável! Pele hidratada significa bronzeado mais duradouro. As novidades after sun aqui.

PARA ACALMAR… se passaram à frente daquela parte ali em cima que falava da proteção solar, estamos mal! Mas não é o fim do mundo (se não for um tema recorrente, claro está!), há produtos que ajudam a acalmar a pele das vermelhidões, com Aloe Vera por exemplo. Se isto acontecer, os cuidados com o sol têm que ser redobrados nos dias seguintes, ok? O Bepanthene é muito bom para estes casos, é uma pomada que temos sempre em casa (ótimo para aplicar nos lábios, viram este post?)

AUTOBRONZEADORES… podia estar aqui no “depois do sol” como também ali em cima em “antes do sol chegar”. Como aplicar o autobronzeador, aqui.

 

Estamos PRONTAS PARA O VERÃO!

Margarida

Hi! I’m Margarida, style and beauty blogger at Style it Up