beauty || November 26, 2015

Skincare: what comes first

Com tantos passos na rotina de beleza, às vezes não é fácil perceber qual a ordem dos produtos que temos que usar, de manhã e à noite.

Existem várias razões que levam ao envelhecimento cutâneo. Os nossos hábitos influenciam no estado da nossa pele, por isso ter uma rotina eficaz, duas vezes por dia, é fundamental.

 

skincare.001.jpeg

 O que devemos aplicar primeiro? Não será melhor mistruar tudo e aplicar de uma só vez?

 

A ordem que devemos seguir na aplicação dos produtos é a seguinte:

 

1. SÉRUM: porque é a textura mais leve e vai potenciar os efeitos do hidratante que aplicamos de seguida.

2. ANTIOXIDANTE: ajuda a aclarar a tez (alô manchas!) e promove a produção de colagéneo da nossa pele. Existem séruns que já têm componentes antioxidantes (perfeito para quem quer um 2 em 1!), neste post falei-vos de alguns e também das vantagens de usar estes ingredientes.

3. CONTORNO DE OLHOS: devemos aplicar antes do hidratante, para evitar que o hidratante vá para esta zona tão sensível. Apliquem com uma pequena massagem para descongestionar esta zona.

4. HIDRATANTE: escolham um que vá ao encontro das necessidades da vossa pele.

5. PEQUENAS GOTAS DE ÓLEO: basta umas pequenas gotinhas para deixar a nossa pele ainda mais radiante! Aqueçam o óleo na ponta dos dedos e apliquem no rosto (evitando a zona de contorno dos olhos) Neste post têm alguns óleos para este efeito. O óleo deve ser aplicado depois do hidratante, porque consegue penetrar no creme; se for aplicado antes do hidratante, este não vai conseguir penetrar na pele tão facilmente.

6. PROTETOR SOLAR: este deve ser o último passo da nossa rotina matinal, para manter a pele jovem por mais tempo e evitar o aparecimento de manchas. Se aplicarem antes dos outros cuidados, vai dificultar a penetração dos ingredientes dos outros produtos, por isso deve ser aplicado em último lugar. A textura do protector solar também vai depender das necessidades da vossa pele. Não esquecer! Mesmo no inverno, ok?? 

 

Ahh isto tudo depois da pele bem limpa, obviamente! 🙂

 

Se puderem dar um pequeno intervalo entre cada aplicação, melhor ainda, para que o produto possa penetrar em condições.

Dica: todas as manhãs, quando estou na minha rotina habitual vou aplicando as camadas e vou-me vestindo com calma nos ‘intervalos’ de aplicação. Assim não têm que demorar horas neste processo 😉

 

Legenda da imagem:

Sérum Sublimagem L’Essence CHANEL // Antioxidante Vitamina C NOVEXPERT // Contorno de olhos Gold Eyetech Abrile Rolaye GUERLAIN // Hidratante Ice Crystal Creme cellulaire LA PRAIRIE // Radiance Oil Resilience Lift ESTÉE LAUDER // Protector solar UV-Defence SPF50+ FILORGA

_____

With so many steps in our beauty routine sometimes it isn’t easy to understand the layering order of our skincare products. There are several reasons why our skin ages but one thing is for sure, our beauty habits have their own influence on it, so let’s have an effective skincare routine, morning and evening, shall we?

What product shall I apply first? Shall I mix all the textures and apply them at once?

Which order shall we follow everyday?

1. Serum: this is the lighter texture and will deliver active ingredients into the skin, so the effects of the following products will be more efficient.

2. Antioxidant: it brightens the skin and promotes collagen production.

3. Eye cream: we should apply it before the moisturizer in order to avoid this last one to contact with eye area. 

4. Moisturizer: choose the one that goes better with your skin needs.

5. Tiny oil drops: a few oil drops to make your skin more radiant. Apply it after the moisturizer so it can be absorved.

6. Protection! Never forget to protect your skin, even in winter, ok?

 

All of these products must be applied into a perfectly cleaned skin! If you can give it a break between every product, perfect! Have breakfast, get dressed… but give each one a minute to better penetrate the skin.

 

Instagram @styleitup

 

Margarida

Hi! I’m Margarida, style and beauty blogger at Style it Up

Comments

  1. November 26, 2015

    Ana Albuquerque

    Post bastante útil Margarida! Nunca me lembrei do oleo sinceramente..

  2. November 26, 2015

    Sara

    Expliquem-me, por favor, porque é que o sérum é diferente de anti-oxidante e como raio é que é suposto aplicar um protector solar em cima do óleo se ele separa todo? Perguntas que eu tenho e para as quais eu duvido que vocês tenham resposta.

  3. November 26, 2015

    Margarida

    Estamos aqui para esclarecer as vossas dúvidas e, sempre que não saibamos responder recorremos a especialistas, como normalmente o fazemos.
    Ora vamos lá: o óleo deve ser aplicado depois do hidratante, porque a textura em óleo não permite que as propriedades do hidratante penetrem na pele; o protetor solar serve para bloquear a entrada dos raios UVA, UVB etc logo, não é um produto que precise de ser penetrado na pele como um sérum ou hidratante, por isso deve ser o último a ser aplicado… serve para bloquear a entrada dos raios nocivos à nossa pele, não é um produto de tratamento. Espero ter-me feito entender 🙂
    Beijinho,
    Margarida

  4. November 26, 2015

    Margarida

    em relação à diferença do sérum para o antioxidante, como disse no post, há séruns que já têm na sua composição antioxidantes e por isso pode ser usado como 2 em 1. Podemos querer usar um sérum para um efeito específico (anti-rugas por exemplo ou hidratação) que na sua composição não tem antioxidantes, por isso se podem usar os dois produtos em separado. Depende das necessidades de cada tipo de pele e também da paciência que cada uma de nós tem para aplicar mais ou menos produtos.
    Espero ter esclarecido 🙂
    Beijinho

  5. November 26, 2015

    Joana Lírio

    Caracas!
    Eu já demoro a sair de casa ( e só coloco creme olheiras, creme hidratante e protetor solar). Se fosse a colocar isso tudo (que não tenho paciência 🙂 ), tinha de acordar mil horas mais cedo, ou então o meu namorado saía de casa sem mim hehe
    Excelente Post! Explica tudo 🙂
    Quando tiverem possibilidade, gostava de ver um Post com cremes/corretores de olheiras (mas tem de ser sem cor, porque eu não uso base nem me maquilho 🙂 )
    Obrigada.
    Beijinhos

  6. November 26, 2015

    Margarida

    Got it! 🙂
    Vamos tratar do assunto 🙂
    Beijinhos e não demoras nada mil anos para sair de casa! Faço isto todas as manhãs, mas vou misturando outras coisas da rotina para não demorar muito tempo e com o hábito é bem rapidinho 🙂

  7. November 27, 2015

    A rapariga do autocarro

    De preferência um que já tenha isso tudo não há??? Comigo é creme com Protecção solar e tá andar! Superdefense Clinique spf 25 ou um BB cream Kiel’s spf50!

  8. March 2, 2016

    Cláudia Fernandes

    Olá Margarida!
    Adoro os vídeos de quarta-feira, uma pequena questão tenho a pele oleosa na testa e nariz e bastante seca na zona do queixo e contorno da boca, também tenho algumas manchas, gostava que me indique um bom creme hidratante já experimentei vários e na zona do queixo e cantos da boca tenho sempre a pele muito seca, principalmente de inverno (nunca usei óleos vou agora por em pratica pode ser que melhor). O óleo deve ser aplicado antes ou depois do hidrante, nos cuidados de dia ou da noite também?? Outra questão não me dou com Bases normalmente uso BB Cream deve ser aplicado depois de todos estes cuidados matinais ou antes do protetor solar? E já agora um BB Cream bom para o meu tipo de pele? Desculpa tanta pergunta mas temos de mimar a nossa pele ;).
    Beijos continua com os vídeos gosto bastante.

  9. May 15, 2016

    Margarida

    Olá Cláudia!
    Vou tentar responder ao máximo, mas são mesmo muitas questões.
    Vamos lá:
    – que bom que gostas dos videos 🙂 fico muito contente!
    – a tua pele não estará desidratada? É estranho ser tão seca numas zonas e tão oleosas noutras… já foste a um dermatologista? Devias ir para esclarecer essas questões 🙂
    – o óleo deve ser aplicado depois do hidratante, caso contrário o hidratante dificilmente o creme vai penetrar na pele.
    – O BB Cream ou a base é a última coisa a ser aplicada, porque tem cor 🙂
    – A tua pele parece-me mista, mas o melhor é confirmares com um especialista 🙂 eu adoro o BB Cream da Chanel, mas antes de comprares qualquer um, experimenta na perfumaria e compra só no dia seguinte, para veres bem se gostas da sensação na pele, etc.
    Espero ter ajudado!
    Beijinho e desculpa a demora na resposta 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *