kids // lifestyle || March 14, 2014

O sono do bebé

by

 

Imagem: Molaflex

Uma das coisas que mais me “preocupa” é o sono do bebé! Cá em casa sempre fomos pessoas de gostar de dormir por isso esperamos ansiosamente que a nossa baby siga o nosso exemplo! (gostam deste otimismo?? ahahah).

Vou lendo umas coisas aqui e ali e basicamente a questão do sono é quase uma lotaria! Passo a explicar: todos os bebés são diferentes. O que resulta com um, pode não resultar com outro; uns despertam poucas vezes e rapidamente engrenam no sono a noite inteira, outros levam mais tempo a conquistar um sono seguido. No entanto, uma coisa é certa: para o bom desenvolvimento dos bebés está provado que é muito importante que durmam o tempo necessário. É durante o sono que se produz a hormona do crescimentos e outras hormonas que favorecem o crescimento e a multiplicação dos tecidos, as chamadas hormonas anabolizantes, por isso é fundamental que se criem hábitos de sono desde que o bebé nasce, tendo o dia-a-dia bem organizado. Como nem sempre é fácil conseguir uma rotina de sono,  a professora Teresa Paiva, médica responsável pelo primeiro mestrado mundial na temática do sono, e a marca Molaflex dão uma ajudinha neste campo:

 

– Quer seja em casa, na creche ou na ama, o bebé só deve dormir a sesta a seguir ao almoço (entre 12h30 e as 15h30). Deste modo, a criança fica desperta o resto da tarde e terá sono mais cedo. 
– Com seis meses de idade, o bebé deve deitar-se entre as 22h e as 23h e não depois dessa hora. Para isso, deve jantar por volta das 20h, ficando com algum tempo para brincar com os pais antes de ir dormir. 
– Ao tomar banho antes de ir para a cama, está a estabelecer um ritual de dormir. Assim, fica relaxado e já sabe que está a chegar a hora de adormecer. 
– Os biberões devem ser ajustados : um ao deitar e outro ao meio da noite. Dar vários biberões ao longo da noite vai fragmentar o sono e o bebé terá mais vontade de fazer chichi e dormirá com o estômago cheio. 

 

Espero que estas dicas vos sejam úteis também! Da minha parte conto pô-las em prática! 😉 A ver vamos!

(Já agora, aproveitem para dormir! Hoje comemora-se o Dia Mundial do Sono!)

 

 

Cátia

Hi! I’m Cátia, style and beauty blogger at Style it Up

Comments

  1. Logo hoje que dormi tão pouco (mas não por causa de bebies).

    Espero que a tua pequenina seja sossegada.

    http://www.prontaevestida.com

  2. March 15, 2014

    Marisa

    Espero que tenha essa sorte!! O meu bebe com 6 meses nunca me deu uma noite descansada! Ora acorda de 1h em 1h! Ou de 2h em 2h é em noites muito boas o que é raro , de 3 em 3!! Já tentei um pouco de tudo e ele faz tudo praticamente igual todos os dias!! Mas desperta imensas vezes… É esperar que passe!! E de dia dorme sonecas de 30min ! Sempre foi assim, desde que nasceu!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *