lifestyle || September 26, 2013

Nova estação organizada

As férias de verão já lá vão e está na hora de organizar o nosso guarda-roupa para encarar o inverno com mais simplicidade.

Otimizar aquilo que temos vale muito mais do que gastar uma fortuna em kits totalmente novos para o Inverno.

Sigam estas dicas preciosas:

desculpem a foto, foi tirada homemade mesmo 🙂

O primeiro passo para termos o armário organizado e bonitinho para que nos apeteça usar todas as peças que estão penduradas e não ter ataques impulsivos de atacar o shopping mais perto de casa é uniformizar os cabides.

Os meus preferidos de sempre são estes da Primark (os da imagem). Dantes usava aqueles de madeira, que tambem são ótimos, mas para além de ocuparem o triplo do espaço, há sempre aquele problema dos tops escorregarem. Estes são de veludo, bem fininhos e conseguimos arrumar 3x mais roupa no armário. Não dá vontade de começar já em arrumações? 🙂

Não quero enganar ninguém, mas acho que custam 5€ cada 10 cabides (já comprei há uns aninhos)

Só não dão para pendurar saias. 

(caixas de vários tamanhos, IKEA)

Se, como eu – e a maioria das mulheres – não há espaço lá em casa para manter a roupa de verão e inverno em convivência durante todo o ano, vão precisar de fazer a troca do guarda-roupa de verão para o guarda-roupa de inverno. O ideal é guardar a roupa em caixas de cartão grosso ou aquelas de plástico mesmo. Depende muito onde as guardam – se for numa arrecadação muito húmida, cuidado com as peles que ganham bolor… tudo bem guardadinho, dobradinho e organizadinho, ok? Adotei a técnica do “roupeiro de pano” – sabem aqueles roupeiros que têm uma estrutura de madeira e uma capa em pano? Comprei um desses para guardar na arrecadação e ter algumas peças sempre penduradas para não se estragarem. Como a arrecadação está na garagem, envolvo os cabides naqueles plásticos de lavandaria para a roupa ficar ainda mais protegida.

Afinal, há sempre aquelas peças que durante pelo menos 6 meses do ano não as vamos usar!

(imagem via Google)

Há sempre uma ou outra que saem à cena com mais frequência, mas mesmo assim somos seres incapazes de ter apenas meia dúzia de carteiras. O mais fácil é arranjarem uma prateleira e expô-las todas lado a lado, as do dia-a-dia e as de noite, para ser fácil de encontrar e poderem ter uma visão geral do que existe. Aquelas que compraram há mil anos e não as usam há 500, podem dar-lhes outro rumo…

(imagem via Google)

Para mim não funciona a técnica das caixas de sapatos originais, porque nunca sei quais os sapatos que estão lá dentro e esqueço-me de metade daquilo que tenho… para além de não achar esteticamente bonito ter umas caixas diferentes das outras. Comprei estas caixas de arrumação de sapatos no IKEA, que são ótimas, porque conseguimos ver o que está lá dentro. O problema é o espaço para ter todos os sapatos dentro destas caixas, um par por caixa – haja espaço minha gente! Então faço assim: nestas caixas guardo 2 pares por caixa, do mesmo género e consigo ver o que lá está dentro sempre. Os sapatos que mais uso durante a estaçaõ estão na parte de baixo do roupeiro, fora de caixas, para que possa ver tudo e escolher com maior facilidade.

O ideal mesmo era ter uma sapateira, incorporada num armário gigantesco onde pudesse ter todos os sapatos à mão de semear… #UmDiaQuemSabe ?

(os meus colares devidamente à vista para saber o que tenho)

Mais uma vez, as caixas para mim não funcionam. Como e que sei o que está lá dentro? E a trabalheira de abrir várias caixas cada vez que estiver à procura daquele colar ou da outra pulseira? Dá demasiado trabalho para quem quer ter a vida simplificada.

Se a porta do armário for daquelas que abre (e não desliza) podem pendurar uns varões para os colares, mas não é o meu caso. Então, tenho em cima de uma cómoda os acessórios todos que mais uso no dia-a-dia. Os de festa estão dentro da caixa encarnada. Os outros colares – sim, porque tenho um problema com acessórios – estão pendurados num cabide que comprei há uns anos na Casa. Mostrei aqui, lembram-se?

(imagem via Google)

Não pendurem as camisolas de lã em cabides. O ideal é guardarem em gavetas ou prateleiras dentro do guarda-roupa. Organizem por cores para ser mais fácil encontrar. 

DICA: ir arrumando a roupa com frequência, se não o quarto vai virar uma feira num instante! É tudo muito bonitinho quando organizamos tudo novamente e prometemos para nós mesmas nunca mais ter o quarto desarrumado, mas a verdade é que é uma promessa que dura muuuuuito pouco, não é? 🙂

 

Margarida

Hi! I’m Margarida, style and beauty blogger at Style it Up

Comments

  1. September 27, 2013

    Style it Up

    GRALHAAAA DAS PIORES QUE HÁ! GOD!
    Obrigada por alertares Maria! 🙂
    Confesso que nem sempre leio o texto depois de finalizado…
    Beijinho,
    Margarida

  2. September 27, 2013

    Joana

    Boaaa 🙂 Estava mesmo a precisar…ando em modo estruturar um walk in closet 🙂
    Sonho de consumo de qualquer mulher…e eu consegui convencer o marido a transformar um quarto pequenino em closet…mas agora toca a escolher divisórias 🙂

    Beijinhos e Obrigadooooo

  3. September 29, 2013

    Carminho

    Experimentei ontem uma dica que vi há pouco tempo. Pendurar as botas de cano alto em cabides (daqueles que têm molas laterais), gostei muito, pois para além de poupar espaço ainda deixa sempre as botas direitinhas 🙂

  4. November 9, 2013

    Ana Gonçalves

    Consegue dar me a certeza do preço e a quantidade dos cabides de veludo da primark?

  5. November 10, 2013

    Style it Up

    Olá Ana,
    Acho que é mesmo 5€ cada 10 cabides (dos normais)
    Beijinhos,
    Margarida

  6. November 10, 2013

    Ana Gonçalves

    Dos normais? Como assim?

    Beijinhos

  7. November 10, 2013

    Style it Up

    Os de roupa! 🙂
    Os de acessórios é que não sei o preço.
    Beijinhos,
    Margarida

  8. June 24, 2014

    Sara Lopo

    Olá Margarida,

    Será que me podias dar uma informação? Gostava imenso de comprar estes cabides (uma das coisas que mais detesto é olhar para um roupeiro e ver cabides diferentes!), mas tenho medo que, por serem pretos, possam tingir a roupa mais clara!

    Também os usas para roupa branca? Já te tingiu alguma coisa ou posso usar à confiança?=P

    Beijinhos e obrigada
    Sara

  9. June 24, 2014

    Style it Up

    Olá Sara!
    Só uso estes cabides desde que os encontrei e garanto que não tingem nada, mas confesso que nunca experimentei colocar uma peça molhada no cabide… não sei como resultará.
    Com a roupa seca, seja de que material for, não tinge mesmo!
    E ainda por cima são giros, fininhos e não fazem com que a roupa escorregue!
    Espero ter ajudado! 🙂
    Beijinhos,
    Margarida

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *