lifestyle || April 10, 2014

Não é uma dieta!

Agora com o que aconteceu com a Peaches Geldof está tudo a pensar que os sumos verdes podem matar! Really?? Obviamente que tudo o que é em excesso não faz bem à nossa saúde e os sumos verdes podem (e devem!) ser consumidor diariamente, mas não como substituição de todas as refeições, calma lá minha gente!

Uma coisa é fazermos um detox de 3 dias, que ajuda a desintoxicar o organismo e a fazer um reset para um recomeço de uma alimentação mais saudável e cuidada. Outra coisa é ficar neurótica e não comer mais nada a não ser os sumos verdes!

A àgua também é imprescindível à nossa saúde e é tudo de bom, mas ninguém vive só com água, ok??

Todos os ingredientes dos sumos são do bem, logo, não há ali nada que seja processado ou que faça mal à nossa saúde.

Ora aqui está um exemplo de um pequeno-almoço saudável:

1 sumo verde (podem ver receitas aqui), uma fatia de pão alemão com fiambre de perú biológico e uma maçã.

Normalmente uso Chlorella, Erva de Trigo ou Spirulina em todos os sumos (basta uma colherzinha pequena e usamos apenas um destes três, não todos ao mesmo tempo). Este sumo foi feito com uma Chlorella Premium de qualidade Portuguesa, que é comercializada pela Iswari. Uma amiga trabalha na Allma,  empresa que fabrica este produto e deu-me para experimentar, porque sabe que consumo quase todos os dias. Gosto muito e ainda mais sabendo que é um produto nacional! 🙂

Normalmente bebo o sumo quando acordo e é logo um boost de energia (para encarar o dia cheia de genica!) e se tiver fome passado um bocado como qualquer coisinha, também do bem, não vale devorar um KitKat (por muito que às vezes apeteça, sou viciada, God!)…

Os pozinhos mágicos que podemos adicionar aos nossos suminhos (da esquerda para a direita):

1. Despertar de Buda – fonte completa de proteína, rico em Omega3 e repleto de superalimentos, este pequeno-almoço contém alimentos nobres como trigo serraceno, sementes de linhaça, farinha de amêndoa e é ótimo para começar o dia. Quando acrescento estenão ponho as sementes. Até podem fazê-lo só com àgua, quente ou frio. Depende do gosto!

2. Cacau Cru em pó biológico – para quem é viciada em chocolate (não que eu seja… ah ah ah) esta é uma boa alternativa mais saudável. É um alimento dos Deuses, cheio de coisas boas: rico em fibra e minerais, é 100% puro e cru. Podemos usá-lo para confeccionar várias receitas, substituindo pelo chocolate habitual. Nos sumos, bata uma colherzinha de chá para sentirmo o sabor 🙂

3. Spirulina – já suscitou muita curiosidade, porque não é propriamente uma coisa que vejamos diariamente no supermercado (acho até que ainda não se vende nos hipermercados do costume, só em lojas especializadas). A Spirulina é uma bactéria (ou uma alga microscópica como alguns também defendem) que tem imensas propriedades que ajudam a perda de peso (ou o controlo do mesmo, sepreferirem).

4. Semente sde Cânhamo descascadas biológicas – é um alimento super nutritivo, contém Omega3, 6 e 9, ferro e tem um alto teor de fibra, proteína, magnénio e Vitamina E. É tudo de bom. Pode também ser usada em sopas, saladas, etc.

5. Erva de Trigo – mais um pozinho milagroso, basicamente são as folhas da planta do trigo (não o cereal) e não contém gluten. É uma ótima fonte de clorofila e ajuda a desintoxicar o nosso organismo.

6. Chlorella – é uma alga verde que cresce em àgua doce e também uma excelente fonte de clorofila.

Mais algumas coisinhas que são atiradas diariamente para os sumos verdes (que não têm que ser mesmo verdes, ok? Sumo verde quer dizer que contém mais legumes do que fruta, mas se os legumes forem laranja – cenoura – ou rosa – beterraba – dificilmente sairá um sumo verde):

(da esquerda para a direita)

1. Chá verde – compro em cápsulas, que tomo há anos por ser um bom diurético. Basicamente abro uma cápsula para dentro da blender.

2. Sementes de Chia – rica em fibras (mais do que flocos integrais), antioxidantes (mais do que mirtilos) ,proteínas, cálcio (mais do que o leite gordo!) minerais e vitaminas. É a fonte vegetal mais rica em Omega 3 (contém mais Omega3 do que o Salmão!). Dá-nos mais resistência para encarar as doenças e tem ainda propriedades anti-inflamatórias.

3. Bagas de Goji – São frutos que na Àsia eramutilizados para fins medicinais. Podem ainda juntá-las nos cereais, iogurtes, saladas… Ajuda a combater o stress, depressão e ajuda na qualidade do sono, na concentração por exemplo. Parece que não é aconselhável a grávidas.

4. Sementes de Linhaça – uma excelente fonte de fibra, ajuda a diminuir a absorção dos açúcares e colesterol no nosso organismo. Rica em hidratos de carbono, proteínas e gorduras boas ajuda a diminuir o risco de algumas doenças e reduz o envelhecimento das células do nosso corpo. Grande fonte de Omega3.

5. Sementes de Papoila – ricas em Omega3, elevado teor de fibra, proteína e com baixo teor de sódio, trazem vários benefícios para a nossa saúde: funcionam como calmante para quem sofre de nervosismo ou ansiedade. É mais comum encontrarmos pão com sementes de papoila, já experimentaram com certeza 🙂

6. Este frasquinho de cápsulas de Spirulina tomo apenas nos dias em que não faço o sumo verde porque não vale ter uam overdose dos superalimentos, porque tudo o que é demais faz mal! 🙂

Amanhã à hora do almoço vou estar na CMTV, no CM Jornal a falar sobre este tema, se puderem vejam 🙂

EDIT: deixo aqui o link do video para que possam ver, se quiserem.

Margarida

Hi! I’m Margarida, style and beauty blogger at Style it Up

Comments

  1. Estes sumos não fazem mal a ninguém e são ótimos, mas há que comer mais qualquer coisinha!!

    http://www.prontaevestida.com

  2. April 10, 2014

    Anita A

    Já se consegue comprar em hipers: comprei chlorella e spirulina, no Jumbo, há pouco tempo.

  3. April 11, 2014

    Rosária Ramos

    Adorei este post . Super elucidativo…

  4. April 11, 2014

    Mafalda Almeida

    Artigo muito interessante, os meus parabéns!
    Concordo, tudo o que for em demasia e exagero na nossa vida, acaba por ter um final triste, foi o que aconteceu com a Peaches Geldof. As pessoas têm de saber qual é o meio termo. Passando esse meio termo as coisas começam-se a tornar doentias, e deixamos de ser racionais nas nossas escolhas.
    Vou continuar a beber o meu suminho detox pela manhã e a continuar a sentir-me bem com tudo o que como. Sou uma pessoa com apetite saudável, e não passo fome. Como o que me apetece!

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

  5. April 11, 2014

    Maria Melim

    Soas mesmo a tia estúpida com essa expressão ridícula “do bem”.

  6. April 11, 2014

    Ana Caramelo

    Os sumos verdes não devem ser bedidos sozinhos? Pelo que já li eles substituem refeições e se forem acompanhados por comida podem provocar gases, concorda?

  7. April 11, 2014

    whatsthebuzz

    Mas a principal característica da spirulina não é bem essa: eu tomo quase todos os dias por ser vegetariana, devido ao seu elevado conteúdo em proteínas de alto valor biológico 🙂

  8. April 11, 2014

    Style it Up

    são opiniões… beijinhos

  9. April 11, 2014

    Style it Up

    Olá Ana, se provocam gases ou não, isso não sei. O melhor é falares com um especialista 🙂
    Podem substituir refeições mas de vez em quando não é uma dieta maluca, ok?
    Já fiz um programa detox em que substituí as refeições pelos sumos sim, mas durante 3 dias apenas. E mesmo assim comia saladas à hora do almoço.

    Beijinho,
    Margarida

  10. April 11, 2014

    Style it Up

    Obrigada pela partilha dessa informação, estamos sempre a aprender! 🙂
    Beijinhos
    Margarida

  11. April 11, 2014

    whatsthebuzz

    Beijinho e bons sumos 🙂

  12. April 11, 2014

    The Luso Frenchie

    Foi o que disse à minha mãe hoje, uma coisa é fazer uma cura de 3-4 dias de sumos detox, outra é fazer o que a Peaches Geldof fez…andar há 4 semanas só com sumos detox. É muito triste, deixou dois filhos pequenos porque ficou obcecada e cedeu à pressão da magreza de Hollywood.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

  13. September 12, 2017

    Jéssica Filipa Baptista Soares

    Olá Margarida. Sei que este post já é um pouco antigo mas tenho uma questão que talvez me possas esclarecer. O despertar de buda de cacau cru tem um sabor amargo, certo?

    Gostei muito do post.
    Votos de sucesso

    • September 13, 2017

      Margarida

      Olá! O cacau cru não tem um sabor propriamente doce, mas eu gosto 🙂 Beijinhos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *