beauty || January 7, 2014

Marcas no rosto – o que significam

Muitas de nós estão certamente mais que habituadas às borbulhas ou até algumas marcas resultantes do acne da adolescência. Outras nunca tiveram nada disso e de repente começam a aparecer algumas borbulhas irritantes. É preciso saber porque é que se resolveram instalar no nosso rosto e há uma explicação para tudo – vá, quase tudo.

Antes de mais, pensem se mudaram alguma coisa na rotina de limpeza ou tratamento do rosto ou mesmo algum produto de maquilhagem. Às vezes acontece fazermos uma certa alergia ou ter intolerância a determinado pigmento da maquilhagem ou a algum componente dos cosméticos – não significa que os produtos não prestam, ok? Apenas não são tolerados pelo nosso organismo, por alguma razão.

Já me aconteceu fazer uma mega-alergia a uma maquilhagem! Simplesmente parei de a usar e pronto, nunca mais voltou a acontecer! E se isso vos acontecer com um creme ou produto de makeup, experimentem não voltar a usar e ver que provavelmente os sintomas passam.

Na medicina chinesa (da qual tenho sempre imensa curiosidade, confesso!) cada parte do nosso rosto indica o bom (ou mau) funcionamento dos diferentes órgãos do nosso corpo. Se as borbulhas forem poucas e espaçadas entre si, normalmente é sinal de um desiquilíbrio hormonal ou algo relacionado com o stress, sabiam?

Deixo-vos o mapa facial e o respetivo significado em baixo.

{LEGENDA – a que corresponde cada zona do rosto e o que podemos fazer para melhorar}

Zonas 1 e 3: Sistema digestivo e bexiga – melhorar a dieta e beber mais água

Zona 2: Fígado – tentar cortar nas bebidas alcoólicas, comida pesada e nos laticínios. Esta zona pode ainda indicar alergia a determinado alimento.

Zonas 4 e 10: rins – certifique-se que se mantem hidratada com bastante água e corte em bebidas que desidratem. Isto significa acabar com as bebidas com gás, café e alcool.

Zona 5 e 9: Sistema respiratório – quem fuma ou costuma ter alergias, tem tendência para ter acne nestas zonas.

Zona 6 e 8: Rins – as olheiras são normalmente resultantes da desidratação. Beber muita água!

Zona 7: Coração – verifique a pressão sanguínea e certifique-se que não usa maquilhagem que irrite a sua pele.

Zona 12: Estômago – considerar um detox ou apostar mais em alimentos com fibra que ajudam a digestão.

Zona 11 e 13: Hormonas – alterações hormonais ou stress podem, por vezes, ser aliviados com um maior consumo de água e verduras de folhas escuras, mas se as borbulhas persistirem nestas zonas marque uma consulta no médico para investigar um possível desiquilíbrio hormonal. As borbulhas nestas áreas também podem indicar que está no período de ovulação.

Zona 14: Doença – pode ser um sinal de que o corpo está a combater uma bactéria para evitar uma possível doença. Respire fundo e tome muitos líquidos.
Da próxima vez que vos aparecer uma borbulha, já podem consultar este post 🙂

Já tinham ouvido falar deste mapa facial? Achei super interessante!

Margarida

Hi! I’m Margarida, style and beauty blogger at Style it Up

Comments

  1. Descobri que tenho problemas de estômago e sistema digestivo. Pós-festas tramado 😉

    http://www.prontaevestida.com

  2. January 7, 2014

    Raquel Ferreira

    Uma vez aconteceu-me ficar com o rosto completamente cheio de borbulhas de um dia para o outro. Andei assim durante umas semanas e fui eliminando possíveis causas (cremes, alimentação, leite), pois também dizem que o excesso de leite ou iogurtes pode provocar uma reacção alérgica, e como na altura era época de exames da faculdade a minha alimentação era baseada em cereais com leite e iogurte. Mas curiosamente o meu rosto voltou ao normal depois de parar de comer rissóis e pasteis ultracongelados e a partir daí nunca mais comprei rissóis ou pasteis de bacalhau ultracongelados e nunca mais fiquei com o rosto borbulhento. Químicos na alimentação, como os conservantes são um veneno para a pele.

  3. January 7, 2014

    Women's Stuff

    Adorei o post, super informativo.

  4. January 7, 2014

    Ines Tavares

    Conclusão: as hormonas dão cabo de mim! grrrrrrr adorei a informação!kisss

  5. January 8, 2014

    Susy605

    Boas dicas, não fazia a minima ideia disto

    O Blog da Susy (https://oblogdasusi.blogspot.com)

  6. January 14, 2014

    Anonymous

    Que explicação dá para aqueles casos em que existem borbulhas em toda a cara, peito e costas…? Se tivermos em conta a sua explicação, a pessoa deverá estar para morrer, certo…?

  7. January 14, 2014

    Anonymous

    Noup, quanto a mim, não acertaram nem uma!
    Acho que cada pessoa é uma pessoa e nem todos os nossos problemas se refletem na cara… acho isso absurdo!

  8. January 14, 2014

    Style it Up

    Querida anónima, não dou explicação nenhuma, aliás, não fui eu que inventei esta teoria, como deve calcular. Se tem borbulhas em todo o lado, aconselho-a a consultar urgentemente um médico.

  9. January 15, 2014

    Anonymous

    Querida Margarida,
    Eu sei que não foi a Menina/Sra que inventou esta teoria, mas de algum modo concorda com ela, senão não a teria publicado… O que entende por borbulha?…. acne? eczema? infecção? outra coisa? … O meu exemplo extremo foi só e apenas para que se aperceba que esta “teoria” não faz qualquer sentido, senão as pessoas que têm muitas borbulhas dispersas por toda a cara, peito e costas estariam, segundo a mesma, gravemente doentes de quase todos os órgãos e sistemas que têm no corpo, o que não é verdade. Felizmente não tenho acne grave, mas conheço quem tenha, e não foi a tratar do fígado, pulmões, coração, etc e tal que deixaram de o ter. Por outro lado, se ler bem as sugestões de “cura” recomendadas para cada uma das zonas, estas não passam de coisas gerais que todos nós sabemos que devemos fazer, como beber bastante água, comer vegetais, cortar nas bebidas alcoólicas e gasosas e por aí além…
    Gosto muito do seu blog, das vossas dicas, acho que são fantásticas como consultoras de imagem e como personal stylers. No entanto, e não me leve a mal, mas creio que deveria ter mais cuidado com este tipo de posts. Isto ultrapassa a cosmética e entra na área da doença que me parece que sai fora da vossa área de conhecimento e “expertise”. Além desta “teoria” ser cientificamente ser muito questionável, pode até levar a que alguém atrase a sua a ida a um dermatologista e seja correcta e atempadamente diagnosticado e tratado.
    Matilde Gonçalves

  10. January 15, 2014

    Style it Up

    Olá Matilde,
    Penso que está claro que não somos dermatologistas ou de qualquer outra especialidade. Este post foi apenas uma curiosidade que achei engraçado partilhar, não queria, de todo, ofender alguém. Obviamente que nada pode ser levado à letra e penso que ninguém irá tomar medidas em relação a questões de saúde apenas baseado naquilo que nós aqui escrevemos 🙂
    Esta “teoria” pode ser tão válida como outra qualquer. Obviamente, refere-se a pessoas que não têm problemas de pele, mas que de vez em quando lhes aparece uma ou outra borbulha aqui ou ali. como disse no post, é “de acordo com a medicina chinesa”. Normalmente, temas mais sensíveis relacionados com a pele, que não sejam apenas uma curiosidade como este consultamos SEMPRE especialistas antes de o publicar. Não pretendemos, de forma alguma, enganar ninguém!
    Espero ter esclarecido
    Um beijinho,
    Margarida

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *