business || July 7, 2020

Livros: O Clube das 5 da manhã

Já vos disse que adoro ler, mas não tenho muita paciência para romances. Nunca tive. Gosto de ler sobre experiências de outras pessoas, de livros que me inspirem a ser melhor a cada dia.

Durante anos e anos, só comprava livros na Amazon e em inglês, mas depois perdi um bocadinho esse hábito e não há vez que entre numa livraria e não venha de lá com um ou dois livros debaixo do braço…

O tempo que tenho para ler também não é o mesmo que tinha antes do Manel nascer, claro! E sou daquelas que sublinha os livros e tira notas o tempo todo 😆 também são assim? Por isso dificilmente devoro um livro em poucos dias. Às vezes começo a ler um livro, mas depois há outro que me chama mais a atenção (não quer dizer que não esteja a gostar do que estou a ler no momento) e esse fica de lado para começar o novo. E às vezes leio dois ao mesmo tempo… quem nunca?!

A altura que encontrei para ter este tempinho para mim, sossegada a ler um livro é antes de me deitar, diariamente. É uma forma de não estar no telemóvel na cama antes de dormir… a luz azul faz pessimamente à nossa pele, aos olhos e acabamos por não descansar tão bem durante a noite quando estamos a levar estímulos digitais antes de dormir. E também já passo o dia todo no computador ou telemóvel, sabe bem desligar!

Achei que era boa ideia partilhar aqui alguns livros que gostei e adorava que me recomendassem outros – a mim e a quem ler estes posts, claro!

Hoje partilho um livro de um autor do qual já li alguns livros, Robin Sharma, um escritor canadiano e autor de best-sellers como “O Monge que Vendeu o seu Ferrari”, ou” O Santo, o Surfista e a Executiva”.

O CLUBE DAS 5 DA MANHÃ é um incentivo para nos focarmos mais em nós próprios, em vez de nos concentrarmos no que os outros fazem.

Claro que “as 5 da manhã” não funciona para toda a gente (nem para mim!), cabe a cada um adaptar as suas rotinas, de forma a que o dia seja mais produtivo. O mais importante a reter é o conceito defendido por Robin Sharma: a fórmula 20-20-20, ou seja, 20 minutos de exercício + 20 minutos de planeamento + 20 minutos de estudo por dia.

Quando estamos realmente comprometidos com um objetivo, não temos outra alternativa se não “fazer esticar o tempo” e é sobre isso que este livro fala, de uma forma muito simples, conta-nos a  da história de uma empreendedora que anda cansadíssima e perto de um esgotamento.

É um livro leve, fácil de ler e que cada pessoa que lê consegue tirar ensinamentos diferentes, de acordo com o momento que está a viver.

Sei que há imensa gente que acha estes livros meio parvos, mas eu não concordo. Acho que cada livro é pensado para determinado tipo de pessoas e, mais do que isso, para determinados momentos na nossa vida. Quando não gostamos de determinado livro, temos bom remédio: não ler 🙂 concordam?

Já leram algum dele? O que acharam?

Margarida

Hi! I’m Margarida, style and beauty blogger at Style it Up