travel || August 31, 2016

Sardenha: guia de viagem

IMG_3401

Em resumo dos posts que tenho feito sobre a Sardenha, resolvi fazer um guia de viagem para ser mais fácil para vocês que têm curiosidade em visitar. Já me pediram imensas dicas e assim fica tudo aqui escrito para poderem consultar sempre 😉 Se tiverem outras dicas imperdíveis, sintam-se à vontade para deixar aqui nos comentários para quem no futuro pesquisar por este post 🙂 A Sardenha é uma ilha linda, que vale imenso a pena conhecer!

COMO PREPARAR A VIAGEM:

Tentem planear a vossa viagem com alguma antecedência. Assim, conseguem melhores preços de voos e estadia. Façam o download do mapa da ilha e planeiem bem quais as praias que querem visitar. As praias podem parecer muito pertinho umas das outras, mas como a ilha é montanhosa, ainda demoramos algum tempo no caminho entre as praias.

1. QUANDO IR: Fui em Agosto e estava cheio de gente! Disseram-me que o melhor é ir no final de Junho ou no final de Setembro para não ser tão caótico. Se conseguirem tirar férias fora da confusão, melhor 🙂

2. VIAGEM: não há, para já, voos diretos de Lisboa para qualquer um dos aeroportos da Sardenha (são 3, no total). É sempre preciso fazer escala

3. ESTADIA: a parte norte da ilha é a mais bonita (Costa Esmeralda). Ficámos um dia em Cagliari e não achei tanta graça. Se puderem, voem para o aeroporto de Olbia, que é o mais perto. Nós alugámos uma casa em Porto Puddu, no Airbnb. Como marcámos um bocadinho em cima da hora, os preços dos hotéis eram um exagero! Pode ser que noutras alturas ou marcando com maior antecedência os preços não sejam assim tão proibitivos 😉 Também têm os ‘Agriturismos’, como este que é bem giro e perto de Palau e os preços são mais acessíveis.

4. INTERNET: sou um bocadinho louca com a internet nas viagens, porque preciso sempre de ter acesso aos emails e às redes sociais. A minha tarifa de roaming não é a melhor, por isso tento sempre comprar um cartão de uma operadora local com acesso à internet. Se o vosso roaming não for absurdamente caro ou se não precisarem mesmo de aceder à internet a qualquer momento, também há wi-fi em muitos sítios 😉

5. O QUE LEVAR NA MALA: roupa de verão (estou a assumir que vai no verão ahah), confortável, sem esquecer os biquinis e as havaianas 🙂 Pode levantar um pouco de vento à noite, dependendo da altura do ano em que viajam, mas mais vale irem preparadas com uma camisola mais quentinha ou um casaco de ganga. Óculos de sol e sandálias rasas são indispensáveis! Podem levar uns saltos para um jantar mais especial, mas para passear um pouco depois do jantar, recomendo as sandálias rasas mesmo.

6. COMIDA: A comida típica sarda não é lá grande coisa! Fomos jantar ao Lu Branu, foi-nos recomendado por um amigo italiano que até tem casa na Sardenha e as reviews do TripAdvisor eram as melhores. Porém…. foi uma desilusão! Só prova que nem todos gostamos do mesmo 🙂 Achei a comida muito ‘enfarda brutos’ especialmente para verão. Se calhar em Dezembro ía-me saber lindamente! A comida não era má, atenção (!!) só não gostei do leitão assado (que parecia cozido, não tem nada a ver com o que fazemos cá em Portugal), os pratos de massa eram bons (não eram fantásticos…) e a sobremesa também ‘não rolou’… De resto, podem deliciar-se com as pastas, as pizzas, o marisco e, claro, os gelados! 😉 Mais abaixo já deixo algumas dicas de restaurantes. Os supermercados também têm todos um aspeto incrível, às vezes íamos lá comprar umas coisas (saudáveis :lol:) para levar para a praia.

7. ESTILO DE VIDA: tudo muito easy living, sem horas para nada: tudo aquilo que nos sabe bem no verão 🙂 Os restaurantes servem até tarde, por isso não têm que ter grandes preocupações com as horas de saída da praia. Dá lindamente para ficar até ao fim do dia, ainda ir beber um copo ao pôr-do-sol, tomar um banho em casa (ou no hotel) e seguir para jantar na maior calma.

8. CARRO: é fundamental alugarem um carro para poderem explorar a ilha ao vosso ritmo. Cuidado com as multas, nunca estacionem mal o carro, deixem sempre nos parques de estacionamento (mesmo nas praias!). Os parques são todos pagos, mas evitam uma multa indesejada 🙂 O ideal é alugar a partir de cá, na internet, e levantá-lo logo no aeroporto.

___

6 COISAS A FAZER NA SARDENHA:

1. PRAIAS: Descobrir praias novas todos os dias, umas minúsculas outras nem tanto, mas todas com àgua azul transparente e àgua é quente. Como devem calcular, não conheci todas as praias da Costa Esmeralda, como disse no início deste post, a ilha é montanhosa e mesmo que as praias sejam lado a lado, demoramos algum tempo a chegar à seguinte.

  1. Spiaggia del Principe AQUI
  2. Pittulongu AQUI
  3. Porto Puddu AQUI
  4. Liscia Ruja AQUI
  5. Piccolo Pevero AQUI
  6. La Pelosa
  7. Capriccioli

2. PASSEIO DE BARCO: em qualquer marina podem alugar um barco e passar um dia inteiro a explorar várias praias – muitas delas só são acessíveis de barco mesmo. Se não tiverem carta de patrão de costa ou se não se sentirem à vontade para manobrar o barco, podem sempre levar um skipper, pagam mais 40€ acho (pelo menos era o valor onde alugámos o barco)

3. ILHA MADDALENA: Uma ilha pequenina, que podem ir de barco (no que alugarem) ou de ferry (dá para levar o carro). É habitada e acho que é engraçado conhecer – amigos que lá foram gostaram imenso. Nós não tivemos tempo.

4. PORTO CERVO AQUI e PORTO ROTUNDO AQUI – duas marinas com uma vila engraçada, com restaurantes giros e lojas. É muito engraçado para ir ao final do dia lanchar, por exemplo.

5. RESTAURANTES: não são propriamente baratos, mas (tirando a comida típica sarda, como referi antes) a comida é muito boa! Aqui ficam algumas sugestões de restaurantes:

  1. White Beach AQUI
  2. Il Pescatore AQUI
  3. Phi Beach AQUI
  4. Billionaire AQUI
  5. Tanit AQUI

Ainda deixo AQUI o link do TripAdvisor com os 10 melhores restaurantes na Costa Esmeralda, vale o que vale 🙂

5. DESPORTOS NÁUTICOS: especialmente NESTA praia, podem fazer vários tipos de desportos aquáticos:  SUP, Windsurf, Kitesurf, canoagem, etc. Acho o programa perfeito para aqueles dias mais encobertos em que não nos apetece tanto explorar várias praias e é uma oportunidade para aprender um desporto novo 🙂

Espero que gostem do guia que preparei para vocês 🙂

19837011_etIKy 19837012_1LO8e 19837016_uiHYW IMG_0728 IMG_3398 IMG_3415 IMG_3449

dav

Instagram @styleitup // Snapchat @styleitup.mag

Margarida

Hi! I’m Margarida, style and beauty blogger at Style it Up

Comments

  1. August 31, 2016

    Ana Baltazar

    Adorei! Muito completo! Podiam fazer isto para todas as viagens dá mesmo muito jeito 🙂
    Beijinhos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *