lifestyle || March 24, 2020

Quarentena: Dicas para trabalhar em casa

Se fazem parte daquele grupo que pode ficar em casa durante a pandemia, agradeçam, é uma SORTE!

Vivemos tempos difíceis, de guerra contra um amigo invisível e se cada um fizer a sua parte, mais cedo nos livramos do “bicho” … um dos passos mais importantes para prevenir a disseminação do Coronavírus é precisamente FICAR EM CASA o máximo possível, evitar a todo o custo o contacto físico com outras pessoas (mesmo as da família e especialmente os mais velhos!). Estas medidas devem ser tomadas não só por vocês, mas por TODOS nós. Pensem nos que estão mais vulneráveis, nos mais idosos, nos vossos pais, avós e em todos aqueles que estão, corajosamente, a enfrentar o Coronavírus na linha da frente, para que nós possamos ficar em casa, resguardados e em segurança.

Por esta altura já devem estar a trabalhar de casa há alguns dias e este post serve para vos dar uma ajudinha de quem – há alguns anos – trabalha em casa. Aqui ficam algumas dicas para vos facilitar a vida e conseguirem trabalhar melhor em casa nesta época de quarentena.

1. ESTABELECER HORÁRIOS para começar e acabar de trabalhar. Se não o fizerem, vão sentir que estão sempre a trabalhar e o descanso fica para segundo plano. Normalmente entram no escritório às x horas e saem às y horas, façam o mesmo em casa (a diferença é que em casa o vosso tempo vai ser muito melhor rentabilizado, vão ver!)

2. MANTER AS ROTINAS: acordar, tomar banho, vestir-se (falei sobre este tema no outro dia, podem ler aqui), tomar o pequeno-almoço. Se quiserem até podem fazer uns exercícios logo de manhã ou meditar, como preferirem 🙂

3. TER UM LOCAL DE TRABALHO EM CASA. Evitem o sofá ou a cama (não só pelo desconforto que causa passado umas horas de trabalho, mas porque também é bom separar os espaços de trabalho e lazer, para não sentirem que estão sempre a trabalhar). Arranjem um espacinho na mesa  de jantar para trabalhar, se não têm um escritório em casa. Trabalhar numa mesa é mil vezes melhor.

4. COMBINAR HORÁRIOS com o marido ou com quem vive aí em casa. Especialmente quem tem filhos e quando têm os dois que trabalhar, é fundamental estabelecer horários para tomar conta das crianças e assumir a brincadeira, enquanto o outro trabalha. Aqui em casa funcionamos assim, agora que estamos os dois a trabalhar em casa. No meu caso, é sempre assim, no caso do João passou a estar em teletrabalho e precisamos os dois de trabalhar.

5. FAZER LISTAS do que temos para fazer com prazos e prioridades, para nos mantermos focadas e organizadas. Um planner, agenda ou cheklists são bons aliados – eu gosto de planear semanalmente e todos os dias de manhã revejo o que tenho que fazer, além dos imprevistos que vão surgindo.

6. APROVEITAR MAIS O TEMPO. Quantas vezes nos queixamos da falta de tempo para tanta coisa: fazer exercício, ver aquele série que queríamos tanto, ler um bom livro ou começar a por em prática aquela ideia de negócio… Agora já não nos falta tempo! Aquilo que mais escasseava, de repente foi-nos dado (em troca da liberdade, é certo…), por isso vamos tirar o melhor partido do que estamos a viver agora, boa?

Pensem no tempo que levavam no trânsito ou nos transportes a caminho do trabalho e rentabilizem o vosso tempo agora, aproveitem esse tempo para dedicarem a outras coisas que gostavam de fazer, nem que seja dormir mais um bocadinho ou descansar.

O mais importante é manter os limites saudáveis entre a vida pessoal e profissional.

A parte difícil, no meio de todo este drama vai ser, para muitas, voltar a trabalhar num escritório como o faziam há umas semanas atrás. A partir do momento em que se habituam, que criam as vossas rotinas, a vossa produtividade é muito maior. Daqui a uns tempos, voltem aqui para me contar sff 🙂

Nunca é demais lembrar para lavarem as mãos frequentemente, manterem-se hidratadas e com uma alimentação saudável. Reforçar o nosso sistema imunitário nesta fase é mesmo importante!

Photo by Emma Matthews Digital Content Production on Unsplash

Margarida

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