beauty || September 28, 2013

Cabelos cuidados: erros mais comuns

Todas nós queremos ter um cabelo saudável.

Ninguém merece um cabelo estragado, com pontas espigadas ou demasiado oleoso.

No entanto, existem erros que cometemos e que podem potenciar estes problemas dos quais queremos fugir a sete pés.

1.  Usar condicionador na raiz dos cabelos – uma das causas do cabelo oleoso, já que o condicionador vai aumentar a produção de sebo na raiz. O condicionador deve ser usado no comprimento e pontas do cabelo, nunca na raiz.

2. Usar máscara hidratante na praia – há produtos específicos para proteger o cabelo do sol e a máscara hidratante é para ser usada em casa – longe dos raios solares, que vão queimar e danificar o cabelo. Mesmo aplicando em casa, cuidado para não exceder o tempo de permanência no cabelo.

3. Lavar o cabelo com água demasiado quente – Cuidado, porque a água muito quente no cabelo estimula a produção de sebo, deixando o cabelo mais oleoso e ainda pode causar irritação no couro cabeludo. Ora aí está um erro que me acuso já de cometer no inverno! Sou bastante friorenta e tomar banho com água tépida é realmente uma coisa que não consigo fazer, ainda bem que tenho o cabelo seco!

4. Sair do banho e esfregar o cabelo na toalha – é mesmo bom para partir o cabelo! Usem uma toalha apenas para retirar o excesso de água do cabelo, sem o danificar.

5. Usar secador sem qualquer protetor de calor – por uma razão foram criados os protetores de calor para o cabelo, não acham? Borrifem o cabelo antes de usar o secador.

6. Usar a prancha com o cabelo molhado – se querem queimar o cabelo, força nisso! É verdade que hoje em dia já existem máquinas que podem ser usadas com o cabelo húmido, mas é muito mais seguro secar o cabelo primeiro e depois dar aquele acabamento que queremos com a prancha. Claro que deve ser usado também o protetor de calor.

7. Prender o cabelo molhado – no verão aposto que muitas de vocês fazem um coque para criar aquele efeito de “ondas de praia”, mas atenção que o couro cabeludo pode ganhar fungos ou caspa por estar preso. Além disso, os cabelos molhados tornam-se muito mais quebradiços.

8. Dormir com o cabelo molhado – pelas mesmas razões do ponto acima, o couro cabeludo precisa de respirar e lembrem-se que o cabelo se parte mais facilmente quando está milhado.

9. Passar as mãos frequentemente no cabelo – há muitas que têm este vício durante o dia. É de evitar, porque as nossas mãos estão cheias de impurezas e só vai deixar o cabelo sujo e com tendência a ganhar oleosidade. 

 

Usar os produtos adequados às necessidades do nosso cabelo é meio caminho andado, assim como cortar as pontas com frequência.

Margarida

Hi! I’m Margarida, style and beauty blogger at Style it Up

Comments

  1. Adorei o post, realmente às vezes cometemos erros sem sabermos…

    http://modaeleganciaestilo.blogspot.pt/

  2. September 28, 2013

    Maria Inês Ribeiro

    ai ai tenho que parar com certas manias estou a ver. Então a de mexer no cabelo durante o dia, ui… estou constantemente nisso!

    http://guesswhatfashion.blogspot.pt/ (http://guesswhatfashion.blogspot.pt/)

  3. September 28, 2013

    Andreia Martins

    Olá,

    Antes de mais muitos parabéns pelo vosso blog que é de facto fantástico e uma ajuda precisosa para muitas mulheres, com todas as dicas fabulosas que nos deixam ;).

    Gostava de vos colocar uma questão,

    Sempre tive alguma tendência a acne( Yuck), no entanto com umas idas ao dermatologista e com a pilula certa há mais de 10 anos que não sabia ou não me recordava do que era ter borbulhas. Até á 3 meses atrás tinha eu uma pele maravilhosa, no entanto como deixei de tomar a pilula por estar a tentar engravidar, a coisa complicou-se, enfim acho que tenho mais borbulhas agora do que as que tinha aos 14 ANOS, o que é certo é que entretanto engravidei e borbulhas é o que não falta! Todos os dias aparecem novas inquilinas e a pele por volta do meio dia parece que escorre azeite (YUCK), eu bem sei que é passageiro que tudo se resolve mas gostaria de durante estes meses controlar um pouco estes ataques diários de acne.
    Sabem me indicar alguns produtos para tentar matificar um pouco a pele e que possam ser usados durante a gestação? Obviamente que ainda vou fazer uma visita ao dermatologista, mas se me pudessem dar algumas das vossas dicas maravilhosas seria óptimo para me tentar informar com mais calma.

    Muito obrigada 😉

  4. September 28, 2013

    Ana

    Gostei imenso do post.
    Quanto ao número ” 4. Sair do banho e esfregar o cabelo na toalha ” tem toda a lógica. Eu faço isso imensas vezes !

    Ana
    http://um-dia-talvez-quem-sabe.blogspot.pt/

  5. September 30, 2013

    Style it Up

    Olá Andreia,
    Acho que deves mesmo consultar um dermatologista, é a pessoa mais indicada para te orientar nesta altura! 🙂
    Sempre ouvi dizer que nos primeiros 3 meses de gravidez é natural a pele piorar um pouco (para quem tem tendência a acne), já que as hormonas andam todas “descontroladas”, aumentando a oleosidade da pele.
    Acho que deves evitar medicamentos nesta fase, porque muitos deles podem ser contraindicados para grávidas.
    Lava bem a pele com um sabão neutro (a Clinique tem um ótimo!) de manhã e à noite e aplica uma loção tónica depois de lavar o rosto. O hidratante facial que escolheres é muito importante, para que não aumente a oleosidade da pele – escolhe um sem óleo.
    Espero ter ajudado e muitas felicidades! 🙂
    Beijinho,
    Margarida

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *