lifestyle || November 14, 2018

8 dicas preciosas que aprendi com o meu nutricionista

Sempre achei que temos a teoria toda do que devemos comer e que não tinha grande necessidade de ir a um nutricionista.

Mas afinal não é bem assim! Desde que fui a uma primeira consulta, há mais de dois anos (ultimamente tenho ido com maior frequência, até) percebi que não é bem assim. Por alguma razão os nutricionistas estudam para nos ajudar a comer melhor e a sentirmo-nos melhor connosco, independentemente se queremos fazer uma dieta rigorosa. Esse não é o meu objetivo e não era sequer quando fui a uma primeira consulta.

Simplesmente queria ter hábitos mais saudáveis e absorver truques e dicas que pudesse adoptar no meu dia-a-dia.

Hoje partilho com vocês 7 dicas práticas e bem simples que aprendi com o Dr. Pedro Queirós:

Se acharem que vale a pena abordar algum tema em específico, digam que o Dr. Pedro é super querido e não se importa nada de dar umas dicas – em texto ou em vídeo 🙂 Não lhe perguntei eheh mas tenho a certeza que se disponibiliza.

Ora cá vão as dicas:

1. COMER DEVAGAR. Sempre comi super rápido, porque não gosto de perder muito tempo, especialmente no dia-a-dia. Tenho tanta coisa para fazer que muitas vezes até almoçava em frente ao computador (há anos que fazia isto!). Hoje em dia faço um (enorme) esforço para comer devagar e mastigar várias vezes.

2. BEBER MUITA ÁGUA. Sempre disse que era um dos meus pontos fracos 🙂 não tenho paciência para andar sempre a correr para a casa de banho fazer chichi, especialmente quando estou concentrada a fazer qualquer coisa no computador ou quando ando na rua de um lado para o outro. Então, se bebia dois copos de água por dia era uma sorte! Esta é daquelas dicas básicas que toda a gente sabe! A água é fundamental para a nossa vida, saúde, pele, etc. Hoje em dia bebo imensa água (1,5L pelo menos. O que é imenso para mim, acreditem!)

3. NÃO MISTURAR PROTEÍNA na mesma refeição. Ou seja, se o prato tiver peixe, não precisamos de acrescentar camarões por exemplo, ou ovo. Aí já ficam duas fontes de proteína e só precisamos de uma.

4. BEBER UM COPO DE ÁGUA MORNA COM SUMO DE LIMÃO todas as manhãs. Achava impensável! O que seria acordar e beber logo uma coisa que não fosse doce…. mil vezes os sumos detox (adoro!), que não levam açúcar, mas contém o açúcar natural da fruta que adicionamos. Opto por limões biológicos que têm mais sabor e agora é a primeira coisa que ingiro todo-o-santo-dia.

5. Sempre que me apetecer comer um DOCE, COMER JUNTAMENTE COM UM IOGURTE NATURAL OU UMA PEÇA DE FRUTA. Isto vale para o meu salame de chocolate (sou viciada ahah) ou para outro doce qualquer! Acho que o iogurte ou a peça de fruta acabam por anular um bocadinho o açúcar…

6. ENCOLHER A BARRIGA sempre que for passear o Kiko. Passeio o Kiko todos os dias, várias vezes ao dia e acreditam que faço sempre isto? Até me lembro de estar grávida e pensar “calma, agora não faz sentido” ahah

7. NÃO COMER AMÊNDOAS NO VERÃO, porque fazem aumentar a produção de melanina – aumenta as manchas na pele. Esta nunca me passava pela cabeça! Como tenho tendência a ter manchas na pele, o Dr. Pedro disse-me para substituir as amêndoas (o meu fruto seco favorito) por castanhas do Brasil, por exemplo.

8. PROVAR DE TUDO. Sem extremismos e sem restrições totais, podemos comer de tudo um pouco, desde que não exageremos. Isto para ter uma alimentação equilibrada.

Resumindo: é importante o acompanhamento de um nutricionista, porque tem sempre dicas personalizadas para cada uma de nós, mesmo que não estejam a precisar de perder ou ganhar peso, ir de vez em quando dá uma ajudinha para conseguirmos ter uma alimentação mais saudável!

Não sei de cabeça todas as razões lógicas para algumas das dicas, mas se tiverem dúvidas, digam que trato de esclarecer 🙂

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Margarida

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