lifestyle || September 17, 2019

17 características da mulher bem sucedida

Ser bem-sucedida não significa, necessariamente, fazer muito dinheiro ou ser rica.

O sucesso pode vir da realização pessoal ou outro. Mas uma coisa é certa: tem que haver disciplina e “otras cositas mas“, independentemente da área de atuação.

Uma mulher que decida dedicar a sua vida à família também pode ser considerada uma mulher bem sucedida, se o fizer de uma forma incrível.

Ao longo dos anos tenho conhecido algumas mulheres incríveis e muito bem sucedidas e a maior parte delas preenche estes requisitos. E adoro estar rodeada de amigas ou mesmo conhecidas bem sucedidas, são elas que me inspiram a fazer melhor, diariamente.

Deixo-vos 12 características que considero importantes para qualquer mulher bem sucedida:

1. A mulher bem sucedida não fica à espera das circunstâncias perfeitas para agir

Todas nós sabemos que a perfeição raramente existe (e a perfeição para uma pode não ser a perfeição para as outras, é muito subjectivo). Mas, como cada uma de nós, tem noção do que é, para si, a perfeição, estamos muitas vezes à espera de ter tudo perfeito para dar o primeiro (e mais importante) passo. Nunca nada vai estar 100% perfeito. Vão sempre haver condições menos favoráveis e facilmente conseguimos arranjar desculpas para não arrancar com o projeto X ou Y. Aprender a lidar com o que temos é uma mais-valia e a perfeição busca-se, ao longo do caminho. É preciso tirar o melhor partido de todas as situações pelas quais passamos na nossa vida, porque é uma aprendizagem constante.

2. A mulher de sucesso é organizada

É importante saber para onde quer ir, ter objetivos e tomar notas de todas as tarefas a cumprir para alcançar o objectivo. Investir 15min por dia (logo de manhã) a tomar notas do que precisa de ser feito naquele dia ajuda muito a conseguir alcançar os objetivos e a manter o foco. Um exemplo muito prático: toda a gente tem centenas de emails para responder, mas é preciso saber quais os importantes e urgentes, os importantes, os urgentes e aqueles que podem esperar mais uns dias a serem respondidos. Não conseguimos fazer tudo no mesmo dia! Por isso, tenham uma lista de tarefas diária, que seja possível de cumprir.

3. A mulher bem sucedida tem uma rotina estabelecida

Separar a vida profissional da vida social / familiar é muito importante para uma mulher bem sucedida. Porque não se pode fazer tudo ao mesmo tempo e bem e há tempo para tudo, desde que esses limites estejam bem estabelecidos na sua cabeça. Existe o horário de trabalho, no qual a dedicação é (ou deve ser) praticamente exclusiva para essa atividade e quando chega a hora de desligar do trabalho, a dedicação à vida social / familiar deve ser total também. Saber dividir as várias atividades da vida é fundamental. Ter dias e horas certas para fazer desporto, ir às compras no supermercado (ou encomendar online), estar com os amigos, etc. Ter um horário é um factor importante de sucesso, uma vez que dá uma ideia de como vai correr o dia, o que ajuda a manter o foco no objetivo.

4. A mulher bem sucedida arranja tempo para si

Independentemente se trabalha muito, se tem muitos filhos em casa, etc. O auto-cuidado é fundamental para que uma mulher se sinta bem consigo mesma. Até a mulher mais atarefada desta vida precisa de algum tempo para se cuidar, para descomprimir e relaxar. Isto para dizer o seguinte: não deixem de arranjar um tempinho para vocês, se for preciso bloqueiem na agenda, como qualquer outro compromisso, mas façam disso uma prioridade! Independentemente da atividade que vos deixa felizes, relaxadas e realizadas: meditação, dar um passeio a pé, pintar, desenhar…

5. A mulher bem sucedida não se compara com os outros

Todas somos diferentes e às vezes, podemos complementar-nos. Deixem de ver as outras mulheres bem sucedidas como concorrência, passem antes a ver como inspiração, potenciais amigas ou parceiras de negócio. Tenho assistido muito a este “nervosismo da concorrência” ultimamente e não sei lidar com isso muito bem. Mesmo que a área de negócio seja a mesma, não existem dois negócios completamente iguais, porque as pessoas que estão por detrás são diferentes, têm experiências e vivências diferentes, etc. Mesmo que exista uma “cópia” de produto ou serviço, a história que cada marca conta vai ser sempre diferente. Tenham consciência do vosso valor, não se preocupem em comparar-se com os outros, iso só demonstra insegurança e um bocadinho falta de auto-estima.

6. A mulher bem sucedida assume os seus medos

Quando fazemos uma grande mudança ou estamos perante uma decisão de risco, é natural que existam medos e receios. Não vale a pena gastarmos a nossa energia a tentar evitar-los, porque eles vão continuar a lá estar. Como já disse, nem tudo é perfeito e surgem situações com as quais não sabemos muito bem lidar com elas, mas é preciso focar a nossa energia e pensamento em ultrapassar esses medos. Uma mulher cheia de medos vai ter medo de evoluir e as perspectivas de sucesso diminuem.

7. A mulher bem sucedida não faz tudo sozinha

Aprender a delegar tarefas e ajudar os outros a crescerem juntos. Por muito que pareça difícil para algumas, delegar algumas tarefas é fundamental, para não acumular demasiadas funções e poder focar-se melhor nos objetivos. Para um control freak isto pode ser dramático, mas talvez o truque seja ir dando responsabilidades aos outros aos poucos, começando pelas tarefas mais simples e à medida que vão correspondendo Às expectativas, ir aumentando essa distribuição de tarefas.

8. A mulher bem sucedida mantém-se atualizada

Estar atenta às tendências (não me refiro às tendências de moda, mas sim no geral, o que se passa no mundo e, em especial, na área de negócio que se quer focar) e ler artigos, livros, nas áreas de interesse é fundamental. “Saber é poder” e aprofundar os conhecimentos numa cera área e outras complementares é sempre uma mais-valia para quem se quer tornar uma mulher de sucesso. Quanto mais conhecimento tivermos, melhor partido conseguimos tirar de todas as situações.

9. A mulher bem sucedida não vê os erros do passado como falhas

Mas sim como uma aprendizagem. Todas as pessoas erram, a diferença está na forma como cada uma encara esses erros: ou ficam a lamentá-los ou aprendem com eles. O passado apenas nos prepara para um futuro melhor.

10. A mulher bem sucedida sabe que o fracasso é essencial para o crescimento

Mesmo com as falhas ou fracassos que acontecem pelo caminho, a diferença entre uma mulher bem sucedida e uma mal sucedida é que a primeira continua a perseguir os seus sonhos / objetivos, enquanto a outra fica presa nessa falha e acaba por desistir. Se não tivermos passado por esse fracasso, não teríamos aprendido com os erros.

11. A mulher bem sucedida ajuda os outros e partilha gentileza

Adoro aquela frase “gentileza gera gentileza” e tento aplicar isso no meu dia-a-dia (nem sempre é possível, mas é um exercício que podemos fazer constantemente até sair de uma forma automática). Uma mulher auto-confiante tem consciência que se elevar os que trabalham com ela, toda a equipa ganha com isso (é a diferença para aquelas chefes – que todas nós já tivemos nesta vida – inseguras e que não dão o mínimo crédito a quem faz um bom trabalho na equipa delas, preferem ficar com os louros para elas). Uma mulher de sucesso sabe que, para progredir na vida, vai precisar de outras pessoas para a ajudar, por isso é fundamental ser gentil, criar empatia com os outros para que seja recíproco.

12. A mulher bem sucedida nação tem medo da novidade ou de assumir riscos

Mesmo que a novidade seja tão simples quanto ir almoçar a um sítio diferente ou fazer um novo caminho de casa para o trabalho. No mundo em que vivemos atualmente, em constante mudança, é importante experimentar coisas novas, sempre com uma atitude positiva. É importante correr riscos calculados. A mulher bem sucedida também é prudente, não corre riscos desnecessários.

13. A mulher bem sucedida é apaixonada pelo que faz

É fundamental gostar do que se faz para que o sucesso venha de uma forma mais natural, orgânica e autêntica.

14. A mulher bem sucedida economiza

Não faz gastos sem sentido. Mesmo que seja aos poucos de cada vez, tem sempre uma quantia de parte para eventuais necessidades e não ter que depender de outros. A longo prazo, as poupanças podem somar uma boa quantia.

15. A mulher bem sucedida estabelece metas e dá o seu melhor para as cumprir

Independentemente se as metas são grandes ou pequenas, fáceis ou difíceis de cumprir, o mais importante é que sejam metas alcançáveis. E também é importante comemorar essas vitórias.

16. A mulher de sucesso tem uma atitude positiva

Nem todos os dias são bons, vão haver, certamente, dias mais difíceis, mas é fundamental encarar todos os desafios com uma atitude positiva, para que consiga alcançar as suas metas.

17. A mulher de sucesso nunca desiste

Desistir não é uma opção para quem está focado num objetivo. Desistir significa ter falta de coragem ou medo para continuar a avançar com o que se propôs. Vão haver imprevistos, vão haver contratempos e fases menos boas, mas é preciso aprender a “dar a volta por cima” e manter-se focada no objetivo. Sem desistir!

Espero que tenham gostado deste post. Tenho lido muito sobre isto e achei que podia ser interessante partilhar 🙂

INSTAGRAM @styleitup

Margarida

Hi! I’m Margarida, style and beauty blogger at Style it Up