beauty || January 5, 2021

10 Hábitos que aceleram o envelhecimento da nossa pele

Todas sabemos que certos hábitos contribuem para o envelhecimento cutâneo, mas nunca é demais relembrar, especialmente no início do ano, quando estamos mais pré-dispostas a mudar certos hábitos na nossa rotina.

Vamos a isto?

1. BEBER POUCA ÁGUA

Experimentem beber muita água durante um mês seguido e vão ver as maravilhas que acontecem na vossa pele. A desidratação manifesta-se também na nossa pele, o que provoca o envelhecimento precoce. A hidratação da pele deve ser feita por dentro e por fora, ou seja, além de hidratar a pele diariamente, beber água durante o dia é fundamental.

2. TABACO

Não há “melhor” para a pele baça e sem vida do que o tabaco. O consumo de tabaco ainda acelera a perda de colagénio na pele, que é o mesmo que dizer que a pele perde mais firmeza e elasticidade.

3. PROTETOR SOLAR

Não me canso de falar na importância de usar protetor solar diariamente, mesmo no inverno. Considerem o melhor amigo da pele, em qualquer altura do ano. Óbvio que durante a época balnear, é preciso reforçar com maior frequência, mas habituem-se a usar protetor solar todo-o-santo-dia. O que pode acontecer quando a nossa pele não está protegida do sol? Além do possível cancro de pele, o fotoenvelhecimento traduz-se de várias formas, tais como: manchas na pele, rugas e flacidez.

4. POLUIÇÃO

A poluição é responsável pela obstrução dos poros e também pelo aumento dos radicais livres. Por isso é tão importante limparmos a pele diariamente, mesmo que não usemos maquilhagem.

5. LUZ AZUL

É toda aquela luz que é emitida pelos aparelhos eletrónicos: telemóvel, tablet, computador, etc. Esta luz pode agravar as manchas na pele e é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce. Claro que não podemos (nem vamos) deixar de trabalhar ao computador ou usar o telemóvel, mas hoje em dia existem produtos cosméticos que protegem a nossa pele contra a luz azul. Mais uma vez, limpar, hidratar e proteger é chave!

6. STRESS

O stress e a ansiedade estão intimamente ligados ao acne, porque há um aumento de produção das glândulas sebáceas.

7. TOMAR BANHOS A ESCALDAR

A agua muito quente é péssima para a nossa pele, porque afeta a barreira cutânea, deixando a pele desidratada. No inverno é difícil não tomar banho com água quentinha (custa-me horrores!), mas pelo menos no final do banho, se passarem com água mais tépida, já ajuda. A água fria ajuda a fechar os poros.

8. DORMIR MAL

Toda a gente merece o “sono de beleza”, mas também sabemos que nem sempre (quase nunca, na verdade!) é possível. Quem tem crianças em casa então… bem pode sonhar com o sono de beleza 🙂 É durante a noite que a nossa pele se regenera, sabiam? Dormir mal significa ter olheiras e a pele mais baça. Tentar ir para a cama mais cedo é uma opção (mas não vale estar na cama a fazer scroll nas redes sociais, lembrem-se da “luz azul”)

9. ALCOOL

Tudo o que é em excesso não é benéfico para nada e, obviamente, o álcool em excesso não só é prejudicial para a nossa saúde, como também para a nossa pele.

10. FRACA QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO

Ter uma alimentação equilibrada é tudo o que sonhamos, mas nem sempre conseguimos cumprir este desejo, porque cedemos às tentações facilmente. Uma vez ouvi uma palestra de um antropologista que dizia algo como: a comida não nos pode controlar a nós, nós é que temos que ter o controlo da nossa vida e se sabemos que algum alimento nos faz mal, não nos vai fazer sentir bem, temos que dizer que não! Da mesma forma que dizemos não quando não gostamos de determinado alimento. Está tudo na nossa cabeça. Concordo a 100%, mas é difícil mudar certos hábitos que estão enraizados há tanto tempo como por exemplo: vamos a uma festa de aniversário, é chato não comer o bolo de aniversário, certo? Mas porque é que nos importamos com o que a aniversariante poderá pensar se comemos ou não e não nos preocupamos com as consequências que aquela fatia de bolo vão ter na nossa saúde? Resumindo: tentem aumentar a dose de verdes na vossa alimentação, pelo menos nas refeições principais e se conseguirem (e gostarem), experimentem começar o dia com um sumo verde, é maravilhoso e garanto que o vosso dia vai ter mais energia e a vossa pele vai agradecer também em vitalidade 🙂

As dietas malucas e drásticas também entram no capítulo “alimentação fraca”, ok?

_

Há o básico dos básicos que todas temos que interiorizar: LIMPAR – HIDRATAR – PROTEGER. Estes três passos são essenciais todas as manhãs, no matter what! Ao final do dia, limpar novamente a pele (again, mesmo que não usem maquilhagem) e hidratar bem para potenciaríamos a regeneração da pele durante as horas de sono (idealmente nunca menos de 7h)

Foto: Juliana Bezerra

Margarida

Hi! I’m Margarida, style and beauty blogger at Style it Up